Litoral Norte Meio Ambiente

Ambientalista faz alerta sobre frequência de baleias no Canal de São Sebastião

Tamoios News

Por Leonardo Rodrigues

A frequência de baleias nas águas do Litoral Norte do Estado de São Paulo chama atenção pela beleza, mas requer cuidados. O Projeto Baleia à Vista faz um alerta aos que navegam no Canal de São Sebastião, em razão da proximidade entre o animal e as embarcações. Para se ter uma ideia, na última semana foram avistadas oito Baleias de Bryde, na região sul de Ilhabela, entre a Ponta da Sela e o Bonete.

“Normalmente elas são tímidas e não se aproximam das embarcações, mas estão se alimentando de enormes cardumes de manjubinhas na superfície, e quando estão comendo nem se preocupam com mais nada e podem chegar bem perto de um barco. Ficam boiando às vezes visíveis da superfície, ou um pouco abaixo da superfície e vemos o borrifo. É preciso cuidado”, explica Julio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista.

As baleias vistas na região são grandes, possuem de 12 a 13 metros, e pesam 20 toneladas. “Quem estiver navegando deve tomar cuidado dobrado e prestar muita atenção para evitar colidir com alguma e causar acidente grave para ambos”, ressalta.

Julio Cardoso explica que a Baleia de Bryde vive na região. “Ela não é migratória, é residente, e nesta época vem em busca de comida perto da costa. Como estamos tendo uma quantidade enorme de cardumes de manjubinhas em Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba, elas estão vindo em grande número para caçá-las. Devemos navegar com cuidado e atenção.

Segundo o coordenador do Projeto Baleia à Vista, em geral os animais ficam em áreas de profundidade acima de 20 metros e não entram no Canal. “Mas todos os navegadores passando pela região devem ficar atentos!”.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.