Litoral Norte Meio Ambiente

Balanço aponta cães e bitucas de cigarros como principais alvos da Operação Litoral Limpo 2018

Tamoios News
Divulgação

Das 200 abordagens cerca de 90% colaboraram e saíram com os seus cachorros da Praia de Camburi, Costa Sul de São Sebastião 

 

 

A campanha educativa “Operação Litoral Limpo” apresenta os dados finais da alta temporada do Verão 2018. Os resultados obtidos são fruto de ações voltada à gestão de resíduos sólidos e a retirada de animais domésticos, do Réveillon ao Carnaval.

A operação se concentrou na Praia de Camburi, Costa Sul de São Sebastião, sendo iniciativa é da Associação de Surf, Cultura e Ambiente de Camburi (ASCAM). A campanha monitora o local durante a alta temporada, com ações preventivas de conscientização ambiental e de gestão sobre os temas associados à manutenção do meio ambiente e da qualidade de vida local.

Mais de 8 mil turistas foram conscientizados. Sendo que 200 abordagens foram voltadas a donos de cachorros que levaram seus animais à praia, mas com aproximadamente 90% de adesão favorável.

Os gráficos do balanço da campanha revelam também que dos micro lixos coletados, as bitucas de cigarro e canudinhos plásticos continuam sendo os vilões.

Grafico Material Recolhido

A Campanha Operação Litoral Limpo passa a concentrar suas ações de monitoramento e de conscientização nos finais de semana, mas depende ainda de apoios. Os organizadores contam com “a mesma sinergia” e parcerias entre os setores governamental, da sociedade civil e do setor produtivo privado.

“A campanha foi bastante exitosa, porém, realizada com a participação de poucos empresários e parceiros locais e, consequentemente, com limites de recursos financeiros, sendo possível a sua realização graças ao empenho voluntário de parte da equipe da ASCAM, com apenas dois agentes da comunidade contratados que atuaram conscientizando os usuários de praia acerca da manutenção da qualidade do meio ambiente e de vida. A ASCAM acredita, investe em ações sustentáveis e busca perpetuar os projetos socioambientais tanto para a Praia de Camburi como para toda região do Litoral Norte de São Paulo”, avalia o biólogo Edson Lobato, mais conhecido como Fredê, e um dos responsáveis pelo treinamento dos agentes ambientais, articulação e gestão institucional.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.