Litoral Norte Notícias

Chuva forte assusta Ubatuba e pode avançar para São Sebastião

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes/TN

“Acordei e vi a chuva invadir minha rua”, relata morador

 

Por Raell Nunes 

Uma forte chuva invadiu Ubatuba no começo dessa semana. Ela já vem se perpetuando desde segunda-feira (27) pela manhã. No entanto, nesta terça (28) está mais intensa e preocupa a população.

Um dos maiores motivos de queixa dos munícipes é relativo ao acúmulo de água nas ruas – dificultando a passagem de pessoas e veículos motorizados. A população que mora em área de risco de deslizamento está atenta.

“O problema é das ruas que impedem a gente de sair. Ainda mais nós que temos bicicleta e temos que andar de guarda-chuva. Dificulta bastante”, relata Ana Paula dos Santos, 28 , moradora do Morro das Moças

A chuva persiste o dia todo em Ubatuba, contrariando o que diz a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), que sinaliza apenas 30% de possibilidade de chuva.

Os moradores ficaram assustados com inundações nas vias. É o caso do Daniel Monteiro, 23, morador do Perequê-Açu. “Acordei e vi a chuva invadir minha rua aqui. Tive que colocar botas para ir trabalhar. Os carros e motos passam e jogam água. Sem falar que o mar está alto, meio que de ressaca. Ainda bem que minha casa fica em lugar alto, daí não molha.”

Osvaldo Oliveira, 36 anos, morador da Cachoeira dos Macacos, admite medo em épocas de chuva. “Moramos perto do rio aqui. É, dá um pouco de medo da água entrar aqui em casa, ainda mais com filho pequeno, entende? O rio é sujo e ganha força com a chuva”

No ano passado, em outubro, um temporal destruiu vários comércios e áreas públicas que ficam nas imediações da Praia do Itaguá. A Praia Grande recebeu ondas  de aproximadamente quatro metros de altura e muitos deslizamentos ocorreram em bairros da cidade.

Já em Caraguá, em março deste ano, ocorreu uma experiência que despertou receio da população. Um dos acontecimentos mais polêmicos foi o deslizamento do Morro Santo Antônio. Por conseguinte, os comércios tiveram prejuízos.

Segundo informações, a chuva pode avançar para São Sebastião. Porém, o CPTEC informa que há somente 5% de probabilidade de chuva amanhã. A máxima é de 26°C. A cidade de Caraguatatuba também recebeu a visita de uma tempestade, relâmpagos e trovões.

O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo Cardoso dos Santos informa que não há alertas para chuvas fortes na cidade nesta quarta-feira (29). Mas não descarta a possibilidade. “O que pode estar acontecendo em Ubatuba é um fenômeno climático, que pode se dirigir para São Sebastião. Nós estamos em observação, e também solidário a Defesa Civil de Ubatuba, caso precisem de apoio”, fala o coordenador.

1 Comentário

  • Bom dia
    Hoje em Ubatuba está um lindo dia de sol
    E a matéria escrita sobre a chuva parece que Ubatuba está inundada.
    E só para esclarecer.
    Obrigada

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.