Litoral Norte Notícias

“Espero colocar a pedra fundamental”, diz novo comandante sobre mudança da sede da Delegacia dos Portos

Tamoios News
Foto: Portal Tamoios News

Projeto da Prefeitura pretende transferir Delegacia dos Portos para Balneário dos Trabalhadores

 

 

Por Leonardo Rodrigues

O novo comandante da Capitania dos Portos de São Sebastião, o Capitão de Fragata Wagner Goulard de Souza chegou há dias, mas já revela que pretende durante sua estadia em São Sebastião nos próximos dois anos, lançar a pedra inaugural da nova sede da Delegacia dos Portos. O projeto, iniciativa da Prefeitura, transfere a sede da Capitania dos Portos para o Balneário dos Trabalhadores, região central da cidade. Para isso as tratativas entre município e a Marinha do Brasil começaram, e convênios já firmados durante o período do comandante Antônio Anídio Moreira.

“Espero colocar a pedra fundamental. É bom para a cidade, em que a Prefeitura terá ganho no escoamento do trânsito, e também para Marinha que terá um cais próprio. A vocação da Marinha é o mar”, destaca ao se referir sobre o projeto da Administração Municipal, que pretende otimizar o tráfego e ter ainda uma nova entrada para às balsas nas localidades da Rua da Praia.

Apesar da cerimônia de transmissão do cargo na última quinta-feira (25), o novo comandante conversou com a reportagem do Portal Tamoios News em seu primeiro dia útil de serviço nesta terça-feira (30). O capitão, de 45 anos, veio para o Litoral Norte com a esposa e a filha de 17 anos. Ele chega depois de ter trabalhado no Ministério da Defesa, onde ficou nos últimos quatro anos no setor estratégico, em Brasília, além de também já ter atuado na fronteira com a Bolívia. “Mas conheci a região quando era ainda tenente, e servia em navio patrulha em meados de 98 e 99”, comenta.

Mas além da Delegacia a beira mar, o capitão de fragata assegura que todos os convênios firmados entre a Marinha do Brasil e os municípios serão honrados.

Mesmo comentando estar ainda no início, em sua agenda de compromissos, o comandante já se reuniu com a gerência do Porto de São Sebastião, como também se apresentou aos prefeitos da região. A proximidade com as administrações municipais visa assegurar o uso e ordenamento das praias. “Conheci os prefeitos e percebi pensamentos bastante harmônicos e com o mesmo intuito de trazer segurança”.

O comandante ressaltou ainda a campanha Travessia Segura, onde estabelece normativas para passageiros e usuários durante as travessias de balsa. “Há verificação diária, estamos com inspeções constantes”, avisa sobre os serviços de travessias entre as cidades de São Sebastião e Ilhabela. Outro destaque é a Operação Verão, que também conta com inspeção naval. “Para se ter uma ideia há na região o cadastro de 25 mil embarcações, desses aproximadamente 17 mil são de esporte recreio. Por isso a importância de intensificar as inspeções. E isso está sendo feito”, considera.

Outra campanha que tem destaque no momento é a chamada de “Quanto vale uma vida?”, em que estabelece princípios que objetivam a segurança da navegação.

O próximo compromisso, ainda nesta semana, será reunião que trata dos preparativos para a edição deste ano do Carnamar. “Há esforços para uma otimização de recursos, e com isso uma harmonização entre todos os atores, garantindo a segurança. No que depender da Marinha, que todos possam curtir o Carnaval sossegados e voltem para suas famílias em segurança”, comenta.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.