Litoral Norte Notícias

Exposição Fotográfica Baleia à Vista traz imagens de cetáceos e aves do Litoral Norte

Tamoios News
Fotos: Adriana Coutinho/ TN

As fotografias fazem parte do acervo de Julio Cardoso registradas em 25 anos de observação e catalogação. Podem ser visitadas até fevereiro no Lounge do Tamoios News, no Serramar Shopping

 

 

Por Adriana Coutinho

Caraguá recebe a exposição fotográfica Baleia à Vista, de Julio Cardoso, com imagens de animais marinhos de toda a costa norte do Estado de São Paulo. São 20 imagens em grandes formatos onde estão registrados golfinhos, baleias de diferentes espécies e aves da região. A mostra fica em cartaz até fevereiro, no Espaço do Portal Tamoios News, um lounge no Serramar Shopping. A entrada é franca. No local, além de visitar a exposição é possível utilizar o wi-fi, carregar celulares, assistir vídeos e acessar as notícias do Litoral Norte atualizadas diariamente.

Julio Cardoso é aposentado, trabalhou e vive atualmente em São Paulo, mas sempre que pode está no mar, junto a natureza, para exercitar suas duas paixões: a navegação e a fotografia. Ao longo de 25 anos, esse contato lhe proporcionou o avistamento de inúmeros cetáceos e aves, então passou a fotografá-los. O hobby transformou-se numa grande coleção não só de belas imagens de animais marinhos, seu foco, mas também num importante registro detalhado de cada animal fotografado, surgindo então, o projeto Baleia à Vista, em parceria com a bióloga e fotógrafa de natureza, Arlaine Francisco.

O primeiro registro oficial, com documentação fotográfica, ocorreu em 2004 nas imediações das ilhas Búzios e Sumítica, no arquipélago de Ilhabela: “De repente, a uma distância de uns 150m, vimos um grande borrifo e a baleia Bryde emergiu. Consegui fotografar e acompanhá-la por algum tempo. Foi uma experiência incrível fazer essa primeira imagem. De 2004 até agosto de 2017 foram 107 registros de cetáceos” – comemora Cardoso.

Ao longo do período teve apoios de pessoas que se uniram ao seu projeto, como a bióloga e especialista em cetáceos Shirley Pacheco de Souza, com quem aprendeu métodos de avistamento e a organizar os registros de forma sistematizada.

Parceria importante de Júlio é a bióloga Arlaine Francisco, com quem criou o Projeto Baleia à Vista

Outra parceria importante é a bióloga Arlaine Francisco, com quem criou o Projeto Baleia à Vista – “O objetivo é de levantar informações sobre cetáceos que vivem e visitam o Litoral Norte de São Paulo, com perfil inovador, agregando o conhecimento acadêmico, o saber do navegador leigo, a ciência cidadã e assim, amplificar a voz para a conservação.  Precisamos conscientizar quem está no mar para saber identificar os animais marinhos e saber como proceder” – aponta a bióloga.

Cardoso conta que uma das espécies endêmicas, a Toninha, um golfinho pequeno que só existe da costa do Espírito Santo até o sul da Argentina, corre grande risco de extinção, pois está sujeito às redes e à pesca predatória – “Estamos em parceria com o Institituto Baleia Jubarte e tivemos acesso também a um registro de mais de 100 baleias que apareceram mortas em toda a costa brasileira, do Rio Grande do Sul até a Bahia. Estamos aqui com o projeto para monitorar, registrar e levantar as informações sobre as espécies de baleias e outros cetáceos que frequentam a nossa região e desenvolver atividades socioeducativas com comunidades litorâneas, levando informação e educação ambiental”.

A exposição está circulando pela região; já esteve na Semana de Vela de Ilhabela em 2017, no Observatório Ambiental de São Sebastião e depois desta mostra em Caraguá, ela segue para Ubatuba.  “Fomos convidados pelo Prefeito Sato. Vamos sensibilizar todo mundo” – finaliza Cardoso.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o projeto pode acessar www.projetobaleiaavista.com.br.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.