Litoral Norte Notícias

Marinha abre inquérito para apurar choque entre embarcação e balsa

Tamoios News

Por Leonardo Rodrigues

 

A Marinha do Brasil instaurou um Inquérito Administrativo, com o propósito de esclarecer as circunstâncias do acidente ocorrido na última sexta-feira (2), com o choque entre uma embarcação e uma balsa. A Marinha pretende verificar também as condições em que se encontravam as embarcações e as habilitações das tripulações.

De acordo com o Comando do 8° Distrito Naval, por intermédio da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, o incidente ocorreu por volta de 21h30, do dia 2, descrito pela Marinha como um abalroamento nas proximidades do píer de atracação da DERSA, em Ilhabela, entre a lancha de esporte e/ou recreio “Poderoso Timão” e o ferryboat FB-Valda II, que faz a travessia entre São Sebastião e Ilhabela.

Na ocasião a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião enviou uma diligência ao local para esclarecimentos e auxílios necessários. Duas pessoas, sendo uma delas o condutor e a outra, uma mulher, que estavam a bordo da lancha foram socorridas pelo SAMU e levadas ao Hospital Municipal Governador Mário Covas Junior, em Ilhabela.

“A Marinha do Brasil lamenta o ocorrido e se solidariza com as vítimas e seus familiares. Uma equipe da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião acompanhou, desde o início, o homem, que teve ferimentos leves e já obteve alta hospitalar e a mulher, que teve três costelas fraturadas e recebeu alta nesse domingo (4)”, relata o capitão de Fragata Delegado, Wagner Goulart de Souza.

O capitão diz ainda que a balsa “Valda II”, da DERSA, já foi periciada por uma equipe da Delegacia da Capitania do Portos em São Sebastião e encontra-se em condições seguras de operação.

“A Marinha do Brasil ressalta quanto à importância de se cumprir as Normas da Autoridade Marítima, a fim de salvaguardar as vidas humanas e de garantir uma navegação segura, incrementando, desta forma, uma mentalidade de segurança aos profissionais de navegação e usuários que utilizam este meio de transporte”, ressalta o capitão Goulart.

Segundo a Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, a balsa “Valda II” que seguia no sentido Ilhabela, foi surpreendido por uma lancha, ocupada por duas pessoas, que se chocou contra a lateral da embarcação, mesmo após alertas sonoros emitidos por outro ferryboat pertencente à Companhia, o FB-30, que também operava naquele momento na Travessia São Sebastião/Ilhabela.

A Dersa afirma que a balsa sofreu pequenas avarias, mas que nenhum veículo a bordo foi danificado. O mesmo não aconteceu com a lancha, que teve danos materiais e seus ocupantes tiveram ferimentos.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.