Litoral Norte Notícias

Região discute coleta de lixo para Réveillon e Temporada

Tamoios News
Divulgação/ PMC

Por Leonardo Rodrigues

O Litoral Norte se prepara para montar esquema especial de limpeza e coleta de lixo para este fim de ano e Temporada. Em Ilhabela, as secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos reuniram-se nessa quarta-feira (27), com o representante da empresa Peralta Ambiental, contratada pelo município para realizar a coleta de resíduos orgânicos, recicláveis e podas. O encontro teve como objetivo o ajuste das técnicas de recolhimento do lixo, bem como dias e horários de circulação dos caminhões que realizam a coleta devido ao aumento de pessoas na cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Mauro de Oliveira, destaca que a Secretaria está empenhada na fiscalização da coleta dos resíduos e em como o descarte por parte da população e comerciantes está sendo realizado. “Na semana passada notificamos 14 estabelecimentos no bairro da Vila com o intuito de organizar a disposição dos resíduos nas lixeiras disponíveis no Centro Histórico”, explica.

Atualmente a coleta de resíduos no arquipélago é realizada por quatro caminhões e dois compactadores para resíduos orgânicos, além de um caminhão 4X4 para locais de difícil acesso para este tipo de material. Para o recolhimento dos produtos recicláveis são disponibilizados três caminhões, sendo dois deles em formato gaiola e um do tipo compactador. Já as podas são recolhidas por quatro caminhões.

No arquipélago ficou determinada a intensificação da coleta em localidades residenciais e comerciais, além da divulgação da lista atualizada da coleta de resíduos no município. Essa lista pode ser acessada através do site da Prefeitura (www.ilhabela.sp.gov.br), no item Serviços, opção Coleta de Lixo ou através do link https://goo.gl/cNxuaP.

Caraguá – A coleta seletiva em Caraguatatuba terá esquema especial de fim de ano. Ao todo, mais de 30 pessoas, entre cooperados e funcionários da Electra Pavimentação e Construção Civil Ltda, empresa responsável pela coleta, estão envolvidos no atendimento. Apenas no dia 1º de janeiro (feriado nacional) que não haverá o serviço de coleta. Nos outros dias, o cronograma segue normalmente e um caminhão extra será colocado à disposição da população das 17h às 23h. Haverá equipes no Norte, Centro/Sul e uma equipe noturna.

Além da população em geral, as empresas da cidade e que são grandes geradoras de resíduos também contarão com o serviço. Nestes locais (supermercados, laticínios, açougues, lojas de material de construção, papelarias, entre outros), o recolhimento será feito das 18h às 23h.

Departamentos da Prefeitura também realizaram reunião para tratar sobre a limpeza de praias durante o verão, limpeza das praças de eventos após as festas de Réveillon e shows e cronograma do recolhimento de lixo. Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), da empresa terceirizada e do Pead (Programa Emergencial de Auxílio Desemprego) serão divididos em duas equipes que trabalharão em dois turnos, das 5h às 14h, e das 15 às 24h.

As principais atividades das equipes são a limpeza diária das praias, praças e vias públicas, praças onde ocorrerão os shows, além dos serviços de capina, roçada e varrição que prosseguirão em todos os bairros.

A secretaria também estabeleceu uma equipe que estará de plantão em casos de emergência como chuva e ventos fortes.

O secretário Roberti Costa explica que durante o verão, com a chegada dos turistas, todas as forças da Sesep deverão estar voltadas para a manutenção da limpeza da cidade. “Temos que estar atentos ao mato, que cresce muito mais neste período, ao volume de lixo, que aumenta consideravelmente e às situações de emergência pois é um período chuvoso”, explica ele.

A ideia do secretário é adotar em 2018, novas estratégias de trabalho junto às equipes, visando mais eficiência da Sesep. Outra novidade é que a Secretaria já conta com uma nova Área de Transbordo e Triagem (ATT), no bairro Barranco Alto, região Sul da cidade, devidamente licenciada, para receber entulhos e resíduos verdes. Com a nova área, a cidade passa a contar com duas ATTs. Segundo o secretário, a nova área deverá ter uma capacidade de até cinco anos de utilização, devidamente administrada.

Ubatuba – No município de Ubatuba a coleta de lixo é realizada pela Sanepav, e funciona em horário especial neste fim de ano.

No período diurno, o serviço é diário, previsto das 6h às 14h20, em Salga, Recanto da Lagoinha, Vila Mariana, Cabeça de Boi, Beira Rio, Rio da Prata, Tabatinga, Barra Seca, Praia Vermelha do Norte, Itamambuca, Vila Itamambuca, Felix, Prumirim, Pereque Mirim, Estufa I, Estuda II, Ses Maria, Sertão Sergio, Parque Vivamar, Monte Valério, Rio Escuro, Fortaleza, Praia Dura, Praia Vermelha do Sul, Folha Seca, Corcovado, Jd. Marisol, Imobiliária, Promove, Bairro Porto do Eixo, Caçandoca, Pulso, Sapézinho, Sertão do Ingá, Sertão da Quina, Sertão Araribá, Praia Sununga, Condomínio Domingas Dias, Praia do Lazaro, Saco da Ribeira e Morro do Tiagão.

Já às segundas, quartas e sextas-feiras, a coleta será na Ponta Grossa, Flamenguinho, Casanga, Pedreira Alta, Pedreira Baixa, Usina Velha, Sumidouro, Taquaral e Pq Vivamar, Puruba, Sertão Cambuca, Sertão Ubatumirim, Pé de Galinha, Estaleiro, Fazenda, Casa da Farinha, Almada, Picinguaba e Camburi.

Às terças, quintas-feiras e sábados, o serviço passa na Ressaca, Mato Dentro, Pq Ministerio, Monte Valerio e Rio Escuro. No domingo, mais uma vez em Salga, Recanto da Lagoinha, Vila Mariana, Cabeça de Boi, Praia Vermelha do Norte, Itamambuca, Vila Itamambuca, Felix, Prumirim, Praia Sununga, Condomínio Domingas Dias, Praia do Lazaro e Saco da Ribeira.

Porém, no período noturno, horário que compreende das 18h às 2h20, a coleta de lixo tem frequência diária na Barra da Lagoa, Itaguá, Bairro Praia Grande, Tenório, Praia Vermelha, Enseada, Toninhas, Santa Rita, Pereque Açu, Silop, Sumaré e Centro I e Centro II.

Às segundas, quartas e sextas-feiras, o serviço passa em Marafunda, Pé da Serra, Figueira, Morro das Moças, Cach Macaco e Ipiranguinha. Nas terças, quintas-feiras e sábados, o caminhão de lixo passa no Jardim Carolina, Samambaia, Mato Dentro, Bela Vista, Emau, Vale do Sol e  Parque do Ministério. No domingo, a colta é na Orla da Maranduba, Orla Enseda, Orla Toninhas, Orla da Praia Grande, Av. Atlântica, Orla Tenório, Praia Vermelha, Barra da Lagoa, Itaguá, Orla do Pereque Açu e Centro.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.