Ilhabela Meio Ambiente

Ação ambiental promovida pelo Yacht Club “limpa” o mar da Ilha

Tamoios News
Tubo de tv boiando no mar

O Yacht Club de Ilhabela e a Semana de Vela de Ilhabela estão realizando, nesta terça(24),  uma ação ambiental inédita. Desde às 9h30, um grupo liderado pelo diretor de meio ambiente Júlio Cardoso está com seus barcos na água não para velejar, mas para retirar o excesso de lixo boiando no mar. A ação é voluntária e aberta ao público e aos barcos participantes da competição.

Balão solar é proibido

O objetivo é gerar mais conscientização para a necessidade de preservação ambiental, em especial o ambiente marinho, uma das bandeiras levantadas pelo Yacht Club de Ilhabela. Por conta própria, Júlio Cardoso vem fazendo o trabalho de retirada do lixo no mar há algum tempo, e conta que já encontrou desde garrafas plásticas até televisores.

Enfeite de natal encontrado no mar

De acordo com o ambientalista, um dos grandes problemas enfrentados na região de Ilhabela é a prática, já proibida, de soltar balões solares. Pretos e feitos de plástico, eles precisam apenas de calor para subir, e alguns chegam a 20 metros.

“Esses balões são um perigo para a aviação, podem prender-se nas hélices de aviões e helicópteros e gerar pane. E também são péssimos para o ambiente marítimo. Além de enroscar também nas hélices do barco, acabam na barriga das baleias e outros animais”, aponta Júlio Cardoso.

“Nós navegaremos até a Ponta da Sela ou um pouco mais além, para esta ação de retirada de lixo boiando no mar. Quem tiver barco, bote, jet ski, prancha de surf ou de stand-up paddle e quiser participar será muito bem-vindo.”

Velejadores em defesa do meio-ambiente

A ação ambiental desta terça-feira contará com a participação do catamarã Maré XX, comandado por Benoit Joufflineau, que está na disputa da 45ª Semana de Vela de Ilhabela na classe Multicascos, a novidade deste ano. Também terá o apoio da Meu Copo Eco Ilhabela, da AMAILHA – Associação de Amigos do Meio Ambiente de Ilhabela e da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela.

Meu Copo Eco

A Race Village e o YCI contam com um estande do ‘Meu Copo Eco’, uma solução colaborativa que reduz a quantidade de lixo em eventos.

100% dos copos são reutilizáveis, contribuindo para o consumo consciente e possibilitando a redução de até 80% dos resíduos gerados.

As pessoas podem comprar copos para colecionar. Quem não quiser ficar, poderá devolver ao final do evento e o dinheiro investido será ressarcido.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.