Meio Ambiente Ubatuba

Árvore de Natal é feita com lixo retirado do mar

Tamoios News
Foto: Divulgação. Árvore foi construida com lixo retirado do mar

Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar e Instituto Argonauta montam árvore de Natal com lixo encontrado no mar 

 

 

Por Ivânio de Abreu

Uma árvore de Natal diferente, com aproximadamente nove metros de altura, chama a atenção de moradores e visitantes que passam pelo local.  A árvore contém em sua maior parte resíduos coletados pela equipe de monitoramento do Instituto Argonauta, durante o trabalho de fiscalização, que tem como objetivo encontrar carcaças de tartarugas, baleias, golfinhos e aves marinhas.

Ao longo de alguns meses o lixo coletado foi utilizado para chamar a atenção das pessoas quanto à forma que está sendo feita o descarte ou abandono do lixo no meio ambiente. O trabalho foi realizado em parceria do Instituto Argonauta, Projeto Tamar e Aquário de Ubatuba, no bairro Itaguá, na Praça da Baleia.

Tem de tudo um pouco: chinelo, garrafa pet, boia, colete salva vidas, brinquedos, escova de dente, bolas de enfeites natalinos, essas foram recolhidas após um acidente com navio despejar containers no mar, além de redes de pesca, que parte delas era ‘’redes fantasma’’ recolhidas do mar pelas equipes. Há também redes doadas pela Polícia Ambiental, sendo que uma das cordas foi retirada do corpo de uma baleia. Os enfeites foram feitos pelo programa Eco Formativo – Nosso Papel de Futuro do Projeto Tamar.

“Eu adorei essa ideia, é uma ótima reflexão. A gente imagina que árvore de Natal sempre é bonita, mas essa não é por ter tanta sujeira que foi encontrada nas praias e isso é triste”, ressalta Daniela Oliveira que estava passeando com as filhas, que ficaram impressionadas com tanto lixo.

Em comemoração ao Natal de 2017, a árvore foi colocada na Praça da Baleira, ao lado do Aquário de Ubatuba, em uma edição maior do que já executada anteriormente, com objetivo de conscientizar a população da responsabilidade individual e coletiva sobre o lixo no mar que mata, todos as anos, milhares de animais marinhos.

Os resíduos utilizados são para chamar a atenção de moradores e vistantes que passam pelo local

De acordo com o coordenador técnico do Tamar, José Henrique Becker, 50 anos, a composição da árvore teve o auxílio de jovens junto com os estagiários do Tamar, que ajudaram na confecção de algumas água vivas, feitas de garrafas pet. Uma forma de reaproveitamento das garrafas como forma de artesanato, além de complementar a decoração da árvore de natal chamando a atenção dos resíduos jogados no mar.

“Nos temos um programa de inclusão social, Ecoformativo que trabalha com jovens com idades de 14 a 17 anos.  Durante o período de um ano e meio passaram no Projeto Tamar desenvolvendo ações educativas, educação ambiental e cidadania e um dos temas abordados foi a questão do lixo no mar. Foram esses jovens que ajudaram na composição da árvore”, diz Henrique.

Para a base da árvore de natal foram utilizadas redes de pesca retiradas do mar, que geralmente são um descarte de material não reciclável, composto por plástico (Nylon) que tem um tempo de decomposição de mais de 30 anos.

De acordo com o diretor do aquário de Ubatuba  e presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo Neto, 52 anos, o intuito da árvore é sensibilizar as pessoas sobre a questão de lixo nos oceanos. Ao longo de dois anos foram recolhidos três toneladas de lixo do mar. De acordo com Gallo este é um número simbólico, pois a quantidade pode ser ainda maior.

“A construção da árvore é um trabalho de conscientização. Todo o lixo utilizado foi recolhido desde Agosto deste ano, quando ocorreu a queda de containers  do navio Log in Pantanal, no Porto de Santos. Ao todo são aproximadamente 500kg de resíduos que foram utilizados”, diz o presidente do Instituto.

A árvore começou a ser construída na segunda-feira (11) e foi concluída na ultima quinta-feira (14). Em média 30 pessoas ajudaram na construção.

Ao todo são 500kg de lixo utilizado para a construção da árvore

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.