Meio Ambiente

Audiência pública sobre gestão de resíduos em Ubatuba acontece nesta quarta-feira (13)

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

A proposta é discutir a temática dos resíduos sólidos na cidade

Objetivo é apresentar o relatório de implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, convida toda a população a participar da audiência pública de apresentação do Relatório de Implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos – Rota Tecnológica, que acontecerá nesta quarta-feira, 13 de janeiro, às 15 horas, no auditório da Câmara Municipal (av. Professor Thomaz Galhardo, n. 64 – Centro).

O relatório está disponível no site da Prefeitura de Ubatuba para consulta pública no período de 4 de janeiro a 4 de fevereiro de 2016. Acesse os arquivos no link: http://www.ubatuba.sp.gov.br/plano-municipal-de-residuos-solidos/.

Ele é resultado do trabalho de análise elaborado por uma equipe coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e integrada por técnicas da empresa Terra Melhor e funcionários da Sanepav e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos entre os meses de agosto e outubro de 2015. A empresa Terra Melhor já assessora as prefeituras de municípios que são considerados modelo de gestão de resíduos no Brasil, como Jundiaí e Florianópolis, entre outros, e conta com o apoio técnico da Universidade Tecnológica de Braunschweig da Alemanha.

Este trabalho era necessário a fim de determinar o modelo tecnológico a ser implantado no município a fim de alcançar os objetivos definidos no Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, aprovado em dezembro de 2013. A escolha do sistema de tratamento adequado exige uma análise detalhada dos resíduos produzidos no município e as opções tecnológicas disponíveis, já que o cumprimento da lei federal e estadual sobre o assunto exigirá investimentos consideráveis e comprometem a rota ser seguida durante os próximos dez a vinte anos.

Entre outros temas, o relatório traz um diagnóstico detalhado dos resíduos do município e de sua gestão, além de apresentar soluções de curto, médio e longo prazo com o objetivo de aumentar a reciclagem e compostagem e reduzir a destinação a aterros, sendo o primeiro passo para a implantação efetiva do PMGIRS.

Além disso, desde dezembro a operação da área de triagem de recicláveis do transbordo municipal já vem sendo feita pela Associação de Catadores e Recicladores de Ubatuba Coco Verde, outro dos aspectos previstos no PMGIRS.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMU

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.