Meio Ambiente

Baleia Jubarte é avistada em São Sebastião

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

A baleia realizou alguns saltos durante sua passagem pela região

Equipe do Instituto Argonauta visualizou o animal na região da Ilha dos Gatos

Uma baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) foi avistada no fim de semana por uma equipe do Instituto Argonauta. Ela estava nas redondezas da Ilha dos Gatos, em São Sebastião. O animal, que media entre 7 e 9 metros, estava apenas de passagem pela região e encantou a equipe com alguns saltos.

Nesta época, as jubartes realizam sua migração anual rumo às águas tropicais e subtropicais para acasalamento e procriação, fugindo do inverno e das águas polares, hábito que é comum também entre outras espécies de baleias. As jubartes permanecem no hemisfério sul até novembro e dezembro, quando retornam em busca de alimentos.

No Atlântico Sul, o Banco de Abrolhos é o local preferido das jubartes para a reprodução, mas também há registros de nascimentos da espécie por toda a costa nordeste do Brasil.

Para Hugo Gallo, oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta, as aparições desses animais têm crescido nos últimos tempos. “Pelo histórico de atuação do Aquário de Ubatuba e do Instituto Argonauta, que já somam 19 anos, a gente vem notando um aumento da incidência de baleias na região, o que é um bom sinal. Mostra que as populações aos poucos vão se recuperando, apesar de todas as ameaças que a gente sabe que elas enfrentam”, explica.

O oceanógrafo também manda um aviso aos navegantes. “É importante lembrar aos marinheiros e mestres de embarcações na região que a aproximação a menos de 100 metros de qualquer cetáceo com o motor ligado é infração, de acordo com a portaria número 117/96 do IBAMA”, finaliza.

Sobre o Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em julho de 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba. Foi criado com a intenção de captar recursos para projetos de conservação e pesquisa relacionados à preservação dos ambientes costeiros e marinhos. Sediado em Ubatuba, atua em parceria estabelecida através de Convênio com o Aquário de Ubatuba.

Ao avistar um animal marinho, vivo ou morto, ligue imediatamente para o Instituto Argonauta nos telefones: 0800-642 3341 ou (12) 3833 5753.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.