Meio Ambiente

Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente

Tamoios News
Foto: Cláudio Gomes

Não dá para falar de Caraguatatuba sem lembrar que a cidade é privilegiada com uma natureza exuberante, abraçada pela Mata Atlântica e abençoada com quilômetros e quilômetros de belas praias.

O Parque Estadual da Serra do Mar e a grande planície litorânea, com mar azul, compõem a vista panorâmica em todo município. O Parque foi o primeiro núcleo a ser criado no Litoral Norte em agosto de 1977. Um marco na história da preservação da Mata Atlântica, que abrange cerca de 90 mil hectares.

E para comemorar tanta beleza e preservação, a Prefeitura de Caraguatatuba programou para a próxima semana várias ações para conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente comemorado em todo o mundo, no dia 5 de junho.

Além disso, a cidade se prepara para implantar pela primeira vez na história de forma efetiva, o programa de Coleta Seletiva em todo município. Uma audiência pública, no dia 6 de junho, debaterá a implantação do serviço em Caraguá.

Mas a Semana de Meio Ambiente também será solidária, pois dentro das ações a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Educação fará a troca de mudas de árvores nativas por cobertores ou roupas infantis.

Todo o material arrecadado será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, que lançou na semana passada a Campanha do Agasalho.

A troca poderá ser feita entre os dias 5 e 9 de junho na Praça do Caiçara (Centro), sempre das 9h às 13h.

Confira a programação da Semana de Meio Ambiente

5 – segunda

10h – Abertura da Semana com apresentação do Coral Chorus Vocalis – Praça do Caiçara (Centro)

6 – terça

14h – Contação de histórias – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro)

19h – 1ª Audiência Pública – Plano de Coleta Seletiva de Caraguatatuba – Auditório do Módulo (Centro)

7 – quarta

11h – Dança Circular – Praça do Caiçara (Centro)

8 – quinta

9h e 14h – Oficina de artesanato com caixas de leite – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro)

9 – sexta

9h – Contação de histórias – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro) – inscrições pessoalmente na FUNDACC.

10 – sábado

8h – Alongamento, caminhada ecológica / limpeza da praia e zumba – Praia da Cocanha (Próximo ao rancho dos pescadores)

8h – Limpeza da praia – Camaroeiro

De 5 a 9

Centro de Educação Ambiental/Biblioteca Afonso Schmidt: 9h às 16h – Sessões de vídeo com temática ambiental, exposição de fotos e livros da Mata Atlântica e atividades de alunos da rede municipal de ensino.

Praça do Caiçara: 9h às 13h – Mostra de artesanato sustentável e agricultura orgânica, troca de agasalhos (Campanha do agasalho) e óleo de cozinha usado (Projeto Água sem Óleo) por mudas de árvores nativas, estande com informações de turismo ecológico.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.