Litoral Norte Meio Ambiente

Cebimar abre inscrições para cursos de extensão universitária

Divulgação / Marcelo V. Kitahara

Curso traz módulos para biólogos e também para não profissionais; Inscrições terminam no dia 27

Por Leonardo Rodrigues

O Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar/USP) está com inscrições abertas para os cursos de extensão universitária. Os interessados podem escolher entre Tópicos de Biologia Marinha, para biólogos e estudantes de Ciências Biológicas, ou Biologia Marinha Básica, para não biólogos. As inscrições encerram no dia 27.

O módulo ‘Tópicos de Biologia Marinha’, que será ministrado entre os dias 11 e 20 de janeiro, é dirigido a graduados e graduandos em Ciências Biológicas, que desejem complementar seus conhecimentos na área da biologia marinha. Como pré-requisito basta ser graduado, ou graduando em Ciências Biológicas e ter sido aprovado nas disciplinas de zoologia dos invertebrados, botânica de criptógamas e ecologia básica.

As aulas e atividades programadas levam em consideração que o aluno tem o conhecimento prévio do conteúdo destas disciplinas. O curso teórico-prático será ministrado em período integral (manhã, tarde e noite). Segundo os organizadores, a participação ativa do aluno no desenvolvimento de trabalhos em grupo será estimulado durante todo o curso. A média final será obtida através da avaliação do desempenho do aluno durante o curso e de uma avaliação oral final.

Com apenas 12 vagas disponíveis, as inscrições tem opções que trazem hospedagem e alimentação. O preço varia de acordo com a necessidade por alojamento e refeição. Não serão aceitos alunos ouvintes.

Já o curso Biologia Marinha Básica, a ser realizado entre 25 de janeiro e 3 de fevereiro, tem como público alvo graduados e graduandos em qualquer área do conhecimento, exceto no curso de Ciências Biológicas. Assim, basta ter concluído ou ter sido aprovado em todas as disciplinas dos dois primeiros semestres do curso de graduação.

O curso de caráter básico e introdutório, com atividades teóricas e práticas que levam o interessado a aumentar seu conhecimento sobre os ecossistemas marinhos. O curso teórico-prático é em período integral e será estimulada a participação ativa do aluno no desenvolvimento de trabalhos em grupo. A média final será obtida através da avaliação do desempenho do aluno durante o curso e de uma avaliação oral final.

O curso também tem o número máximo de 12 vagas. E as inscrições tem preços variados de acordo se inclui, ou não, alojamento e refeições. Os interessados devem enviar mensagem eletrônica indicando no campo “Assunto” o curso “Biologia Marinha Básica”, edição 2018 e anexar a ficha de inscrição e o comprovante de escolaridade com os pré-requisitos.

Havendo mais inscritos do que vagas os alunos serão selecionados por sorteio. Os 12 participantes sorteados serão chamados para efetuar a matricula através do pagamento das taxas conforme opção assinalada na ficha de inscrição. Para os demais, será formada uma lista de espera, cujos nomes serão convocados para ocupar as vagas dos eventuais desistentes. Após a matrícula os alunos que confirmarem sua participação receberão todas as informações relacionadas ao curso. Não serão aceitos alunos ouvintes.

Vale ressaltar que para ambos os cursos, é no mínimo exigido a frequência mínima de 85% às atividades programadas para certificação. O transporte até o local do curso, assim como seu retorno, ficará por conta dos alunos. O Centro de Biologia Marinha está inserido em uma unidade de conservação estadual (Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião) e toda a área sob proteção do entorno, como praias, costões e matas contíguas, é destinada, exclusivamente, à pesquisa sendo proibidas a pesca, caça e a coleta de animais e vegetais.

Serviço: O CEBIMar/USP fica na praia do Cabelo Gordo,  Rodovia Manoel Hypólito do Rego (SP-55), Km 131,5, na região central da cidade. Telefone: (12) 3862-8450. Mais informações através do endereço eletrônico: academicacbm@usp.br 

 

Divulgação/Marcelo V. Kitahara

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.