Litoral Norte Meio Ambiente

Cidades da região promovem ações no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Tamoios News

Por Leonardo Rodrigues

Entre os quatro municípios do Litoral Norte, metade irá promover ações neste sábado (16), no Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. As cidades de Caraguá e São Sebastião vão realizar mutirões em diversos pontos de seus municípios.

Em Caraguatatuba o mutirão de limpeza ocorrerá nas praias Camaroeiro e Pedra da Freira. As atividades serão iniciadas às 8h, com alongamento e orientação a respeito de resíduos e fauna marinha. Serão distribuídos coletores, luvas e água aos participantes. A data também será comemorada por diversas outras entidades e Ongs que promoverão ações de limpeza em praias de Caraguá como Porto Novo, Flexeiras, Palmeiras, Indaiá e Cocanha.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é atrair a população para participar das atividades. Aos que pretendem participar, a recomendação é levar protetor solar, boné ou chapéu. Os voluntários que desejam participar da ação devem se inscrever pelo telefone: (12) 3897-2530.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, juntamente com as secretarias de Serviços Públicos, Saúde, Esportes, Educação, Comunicação e Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).

São Sebastião – Nas praias sebastianenses, o Instituto Terra & Mar coordena neste sábado (16), a campanha “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – 2017”, que ocorre a partir das 9h, em diversos locais da cidade.

Segundo os organizadores da ação em São Sebastião, esse ano haverá um lixo adicional resultante dos 45 contêineres que caíram do navio LOG IN em Santos e já veio parar nas praias do Litoral Norte. “Muita coisa para retirar do mar e ajudar nossas baleias, golfinhos, tartarugas e peixes a não morrerem por ingestão de plástico. Contamos com vocês”, comentam os organizadores.

A campanha será realizada em 20 praias (Manguezal do Canto do Mar, Praia da Enseada, Praia das Gaivotas, Praia das Cigarras, São Francisco, Praia Deserta, Porto Grande, Manguezal do Araçá, Praia do Deodato, Praia do Cabelo Gordo, Barequeçaba, Guaecá, Maresias, Boiçucanga, Cambury, Praia da Baleia, Barra do Sahy, Juquehy, Juréia, Boracéia); nas ilhas Montão de Trigo, Arquipélago de Alcatrazes e no Rio da Reserva du Moulin, contando com a colaboração de voluntários locais e de turistas.

São esperados cerca de 500 voluntários, que irão se dividir em equipes para limpar as praias, separando e catalogando as diferentes categorias de lixo. Mais do que um mutirão de limpeza, a Prefeitura considera a campanha como uma forma importante de conscientização e educação da população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos. Diversas entidades, incluindo ONGs locais, Associações de Moradores e escolas também participarão da campanha. Algumas escolas da rede municipal participarão da ação; outras desenvolverão projetos diferenciados com os alunos com o objetivo de conscientização ambiental.

As secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e Educação (Seduc) também participam do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A Semam atuará nos seguintes locais, das 8h às 11h: Mangue Ninhal na Enseada (encontro na altura da Ideal); Mangue do Araçá (Varadouro); Mangue Barra do Sahy (encontro Portinho) e Praia do Porto Grande (encontro Praça da Vela).

Algumas escolas da rede municipal participarão da ação; outras desenvolverão projetos diferenciados com os alunos com o objetivo de conscientização ambiental. Aos que forem se voluntariar, a organização recomenda que levem água para beber, lanche, protetor solar, repelente, boné ou chapéu, e muita boa vontade.

Sobre a data – O Dia Mundial de Limpeza de Praia e Rios é lembrado todos os anos no mês de setembro (terceiro sábado do mês). Esse dia foi criado pela organização não governamental norte americana The Ocean Conservancy há mais de 20 anos. A instituição, fundada em 1975, teve a ideia de estabelecer uma data que fizesse parte do calendário para que as pessoas pudessem fazer algo de concreto pelo Meio Ambiente e com resultados imediatos. Além de ampliar a conscientização das pessoas em relação ao lixo descartado inadequadamente e a poluição que isso gera e nossos recursos hídricos – um elemento de extrema importância a vida.

A reportagem procurou as assessorias de comunicação das prefeitura de Ilhabela e Ubatuba, mas até o fechamento desta matéria não houve respostas.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.