Meio Ambiente

Comunidade do Bonete, em Ilhabela, promove mesa de conversa para definição de prioridades para próxima gestão

Tamoios News
Jorge Mesquita

Jorge Mesquita

Oficina participativa buscou levantar as demandas e encaminhar soluções socioambientais ao futuro gestor

 

No início desta semana, a comunidade tradicional caiçara da praia do Bonete se reuniu objetivando a definição de demandas e encaminhamento de soluções socioambientais para a próxima gestão municipal 2017-2020. Foi organizada a Oficina Participativa com Mesa de Conversa #VERACIDADE, coordenada pela Associação Bonete Sempre, Instituto Bonete e o Instituto Ilhabela Sustentável.

Na oportunidade foram discutidos os assuntos de maior relevância para a comunidade e apontadas propostas com devida priorização visando a criação de uma Agenda Mínima que sirva como subsídio para inserção no próximo Plano de Governo Municipal.

De acordo com os coordenadores, a construção dessa Agenda se pautou em quatro eixos: Educação, Saúde e Lazer; Geração de Renda e Valorização da Cultura Caiçara; Acesso; e Saneamento, Meio Ambiente e Ocupação.

Considerando a necessidade de definição de metas orçamentárias foram elencadas cinco propostas prioritárias para cada tema.

A comunidade do Bonete vem conquistando benfeitorias por meio de parcerias com diversos setores públicos como, por exemplo, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Secretarias Municipais, Parque Estadual de Ilhabela, Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, ONGs, entre outras.  Por isso, está bastante confiante com as possibilidades de avanços de parcerias com o futuro governo municipal.

Entre os itens das propostas elencadas estão a ampliação da escola prevendo bloco para novas instalações, guarda-vidas o ano inteiro, esquema de salvamento com helicópteros e ambulancha, programas de incentivo à geração de renda e regularização de comércios, manutenção de trilhas e melhoria da infraestrutura turística do local, e implantação de sistema de tratamento de esgoto em todos os imóveis (comerciais e residenciais) e despoluição de cursos d’água.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.