Meio Ambiente

Investimento em plataformas digitais preserva Meio Ambiente

Tamoios News
Foto: Traud Rennert

Segundo estudos recentes, um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4; Portal Tamoios News está com presença 100% digital e dispensa uso do impresso

Além de mais econômico, os portais na internet com presença 100% digital como o Tamoios News são mais sustentáveis e ajudam a preservar as árvores e também a água, porque dispensam o uso do papel para distribuição aos leitores. Segundo estudos científicos, um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura).

Para fabricação de uma tonelada de papel são necessários e 100 mil litros de água e 11 árvores. O consumo do brasileiro é de 44kg por ano, ou seja, cada um de nós consome em média meia árvore por ano. A adoção de hábitos ecologicamente corretos pode ajudar a diminuir estes danos ao meio ambiente.

Além de reduzir as impressões, os investidores devem levar em consideração as plataformas digitais. No Portal Tamoios News, por exemplo, se as notícias estivessem em papel e fossem entregues aos leitores, haveria depredação de, pelo menos, cinco árvores de eucalipto, além do consumo altíssimo de um bem natural tão precioso como a água.

Esta tendência de investir no digital é apoiada inclusive por órgãos oficiais como a Prefeitura de São Paulo. Desde 1º de março, o Diário Oficial deixou de existir na versão impressa, o que proporcionará economia de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos segundo a administração municipal paulistana. O Diário Oficial poderá ser acessado via celulares, notebooks e computadores.

A preservação de bens naturais como árvores e água é a garantia de que deixaremos um futuro melhor para as próximas gerações: sem sede, com mais sombra e frescor em meio às temperaturas cada vez mais elevadas a cada ano.

Fabricação – O papel é feito a partir de fibras de celulose. Para obtenção de pasta de celulose, a madeira é descascada e cortada em pequenos pedaços em um picador. Depois, os pedaços de madeira são misturados com água e soda cáustica em grandes tanques e cozidos para a separação da pasta de celulose.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.