Meio Ambiente São Sebastião

Lixo na praia: Falta de consciência ou respeito ?

Tamoios News
Foto: Adriano Moreira/Divulgação. Banhista é flagrado defecando na areia

Por Ivânio de Abreu

O Litoral Norte é destino certo durante a Temporada, feriados prolongados e finais de semana para quem procura em suas praias, descanso, paz e diversão.  Porém outra consequência é o aumento na produção de lixo na região, que também tende a ser problema para as prefeituras.

Os banhistas e usuários tendem a abandonar o lixo na areia. Não todos, mas muitos não se preocupam com a forma do descarte.

Adriano Moreira, 30 anos, morador de Maresias, postou nas redes sociais uma foto mostrando o que ele entende por descaso com a praia “dos que reclamam da sujeira”. Ele conta ter flagrado até uma mulher defecando nas areias da Praia de Maresias.

“Foi um episódio meio que rápido, depois chamaram a atenção dela. Mas as pessoas estão degradando de forma constante. Estão abusando demais, você vai à praia hoje em dia e mesmo depois que o pessoal da Prefeitura passa realizando a limpeza, é possível encontrar bitucas de cigarros e outros tipos de lixo. As pessoas reclamam, mas são elas mesmo que estão causando este mau”, desabafa ele, que mora em Maresias há cinco anos.

Moreira também se queixa da falta de estrutura para receber moradores e turistas. “As pessoas reclamam muito devido à falta de banheiro químico na praia. Se fala tanto em conscientização para não trazer animais a praia, mas não se faz nada para punir pessoas que degradam o ambiente”.

A Prefeitura informa que diariamente equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) fazem a limpeza das praias da cidade. Além disso, realiza ações constantes de conscientização da população sobre o descarte correto do lixo.

Segundo a nota há ainda, desde de dezembro, ações pontuais que integram o projeto “Verão no Clima” desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em parceria coma Prefeitura de São Sebastião, juntamente com outras 15 cidades do Litoral de São Paulo.

As atividades estão sendo realizadas em pontos fixos, o que é o caso das praias de Maresias e Juquehy, na Costa Sul, e em ações itinerantes sempre de quinta a domingo até o dia 14 de fevereiro.

A iniciativa do “Verão no Clima” inspirou-se no conceito do projeto Operação Praia Limpa, iniciado em 1987, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e desenvolvido durante nove anos pela Secretaria de Meio Ambiente, e posteriormente, absorvido pelas Prefeituras em ações locais para conscientizar aos turistas e frequentadores das praias da necessidade de mantê-las limpas, evitando, assim, a propagação de doenças e a degradação do Meio Ambiente.

Além disso, a partir deste ano o foco da campanha é conscientizar, ainda mais a população, da importância do cuidado com o seu próprio lixo.

 

1 Comentário

  • SENHORES!!!…
    Atitudes como esta, de um “ser humano” CAGANDO na Praia, nada mais é, dele cagando nele mesmo!!!…

    Onde os mesmos levam CÃES à Praia e, aínda tem animais irracionais, quem os defendam!!!…

    CETESB inapropriando praias com bandeiras vermelhas, os senhores querem mais o que???…

    O que fazer???.…
    Aplicar o Código Penal???…
    Código Sanitário???…
    Leis???…
    Oras às LEIS…

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.