Meio Ambiente

Oficinas de capacitação sobre condicionantes ambientais relacionadas à pesca ocorrem em Caraguatatuba

Tamoios News
Jorge Mesquita

Jorge Mesquita

Encontros promovidos pelo Observatório Litoral Sustentável serão realizados em dois momentos: no dia 14 para pescadores e no dia 15 para o público em geral, ambos das 14h às 17h30, no Centro Universitário Módulo

 

Pescadores e moradores do litoral norte terão uma boa oportunidade para conhecer e aprender sobre as condicionantes ambientais de monitoramento no setor pesqueiro. O Observatório Litoral Sustentável promoverá nos dias 14 e 15 de junho (terça e quarta-feira), das 14h às 17h30, oficinas de capacitação para falar sobre “Condicionantes ambientais de monitoramento e impactos dos grandes empreendimentos na pesca”.

No dia 14, o encontro é voltado a pescadores e ocorre em parceria com a Câmara Temática da APA Marinha do Litoral Norte (Área de Proteção Ambiental). Já no dia 15 de junho, o evento é aberto ao público em geral. As oficinas servem para que a população conheça e veja as condicionantes de monitoramento como uma ferramenta para analisar dados referentes à atividade pesqueira.

Para que grandes empreendimentos saiam do papel é necessário obter uma licença ambiental junto a órgãos licenciadores — Ibama ou órgãos estaduais, Cetesb no caso do estado de São Paulo — que, em contrapartida, exigem uma série de condicionantes ambientais, sejam para compensar ou diminuir os impactos causados, sejam para estudar e monitorar as mudanças que as obras de grande porte causam no meio ambiente (fauna, vegetação, fauna marinha etc).

Os eventos fazem parte das reuniões da Mesa de Diálogo dos Grandes Empreendimentos do Litoral Norte e ocorrerá nos dois dias na sala de aula do Centro Universitário Módulo – Campus Centro, em Caraguatatuba, localizado na Avenida Frei Pacífico Wagner, 653, no Centro.

 

Dias: 14 (terça-feira), apenas para pescadores           

           15 (quarta-feira), aberta à população em geral

Horário: 14h às 17h30

Local: Sala de aula do Centro Universitário Módulo – Campus Centro (Avenida Frei Pacífico Wagner, 653, Centro, Caraguatatuba).

 

Observatório Litoral Sustentável

O Observatório Litoral Sustentável, fruto do convênio entre Instituto Pólis e Petrobras, foi construído a partir da necessidade de dar continuidade à participação e discussão coletiva sobre o desenvolvimento sustentável na região do Litoral Paulista e, para cada um dos 13 municípios, de Ubatuba até Peruíbe. Reflete, em especial, a necessidade de a sociedade e os governos verem as ações das Agendas de Desenvolvimento Sustentável, elaboradas de forma participativa durante o projeto Litoral Sustentável, serem efetivamente implementadas.

Além disso, tem como missão acompanhar estrategicamente a implementação das ações previstas nas Agendas. Para isso, está construindo articulações regionais e capacitando os atores locais para uma melhor atuação em relação aos problemas e oportunidades da região, mantendo um monitoramento com informações e dados atualizados para acompanhamento por parte de toda sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Observatório Litoral Sustentável

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.