Meio Ambiente

Palestra sobre animais marinhos perigosos em São Sebastião

Tamoios News
James Watanabe/Divulgação e Luciano Vieira/PMSS

James Watanabe/Divulgação e Luciano Vieira/PMSS

Especialista  fala sobre acidentes e medidas de primeiros socorros em encontro no dia 12 de agosto

Você sabia que cerca de 50% dos acidentes causados por animais marinhos são provocados por ouriços-do-mar e 25% por águas vivas e caravelas e outros 25% por peixes venenosos? O conhecimento desses fatos e a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes. Para falar sobre o assunto, o especialista Vidal Haddad Jr., professor na Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), estará em São Sebastião, em 12 de agosto, abordando a palestra “Animais marinhos potencialmente perigosos: identificação e medidas de primeiros socorros para acidentados”.

O tema faz parte do ciclo de palestras realizado pelo Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da Universidade de São Paulo (USP) dentro da programação em comemoração aos 60 anos de atuação da instituição em São Sebastião. Com apoio da Prefeitura, a palestra acontecerá a partir das 19h, no Observatório Ambiental com entrada gratuita.

Atual presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Vidal Haddad atua como consultor do Ministério da Saúde – Fundação Nacional da Saúde – e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em questões envolvendo acidentes por animais peçonhentos aquáticos. Também pertence ao Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Toxinologia, ciência que estuda as toxinas produzidas por micro-organismos, plantas e dos animais, suas características, formação, função, metabolismo, efeitos nocivos e tratamento.

Na palestra, ele também abordará as lesões provocadas por cada animal marinho que podem facilitar os diagnósticos dos acidentes como as linhas dos tentáculos de uma água-viva ou as espículas de ouriços-do-mar. Os bagres, arraias, peixes-escorpião e niquins produzem dor, necrose, febre, mal-estar, adenopatia, náuseas e vômitos. Outros peixes podem provocar ferimentos, através de dentes ou nadadeiras em banhistas, pescadores ou mergulhadores. As medidas terapêuticas de primeiros socorros e tardias para o controle e prevenção dos acidentes serão discutidas durante a apresentação.

Com oito livros e 122 trabalhos científicos publicados com base na experiência em áreas de Medicina Humana e Ciências Biológicas, com ênfase em Dermatologia e Zoologia Aplicada, Haddad atua principalmente com animais marinhos e fluviais peçonhentos, venenosos e traumatizantes, composição e fracionamento de venenos, aspectos clínicos e terapêuticos de acidentes por animais peçonhentos, bem como casos de Leishmaniose cutânea, acne grave, Genodermatoses e Saúde Coletiva de comunidades de pescadores.

Mais informações no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Rodovia Manoel Hypolito do Rego, km 131,5, s/nº, Praia do Cabelo Gordo). CEP 11.600-000 – São Sebastião. SP. Contato pelo telefone (12) 3862-8422 ou no site www.usp.br/cbm

287 meio Observatório Ambiental - Luciano Vieira PMSS

Serviço

Palestra:”Animais marinhos potencialmente perigosos: identificação e medidas de primeiros socorros para acidentados”

Dia: 12 de agosto – Quarta-feira

Horário:19h

Local: Observatório Ambiental do Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade

Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.