Meio Ambiente São Sebastião

Parque Estadual organiza evento celebrando 40 anos

Tamoios News

Workshop, exposição de artes, mostra fotográfica e coquetel compõem evento de aniversário do PESM
O Parque Estadual da Serra do Mar – PESM, celebra 40 anos de sua fundação. Para comemorar a data, o Núcleo São Sebastião do parque organiza um amplo evento envolvendo o trade turístico local, a ser realizado nesta terça-feira (5), em Cambury, quando se reunirão proprietários de hotéis, restaurantes e receptivos sebastianenses, além de funcionários e conselheiros do parque, ambientalistas e prefeitura municipal.

“Esta aproximação do trade com os órgãos de proteção visa estreitar esse relacionamento e difundir ainda mais ao empresariado local a riqueza ambiental de nossa região, fora do segmento sol e praia”, explica Roberto Ibrahim, membro do Conselho Municipal de Turismo de São Sebastião (Comtur).

Entre as ações programadas, destaque para o workshop “O Desenvolvimento do Turismo Ecológico e Sustentável de São Sebastião”, que abordará temas como o fomento do turismo de BirdWatching e apresentação do Sítio Arqueológico de São Sebastião. O evento conta ainda com exposição de produtos artesanais oriundos de frutas da Mata Atlântica e mostra fotográfica de aves da região.

“Temos cerca de 100Km de extensão do Parque Estadual em São Sebastião e essa é uma riqueza com potencial ainda pouco explorado em nossa região. Estamos buscando desenvolver isso”, explica Rodrigo Alves, presidente da APHM – Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias.

Sobre o PESM – Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Ribeira, até o litoral sul do estado.

Devido à sua enorme extensão, o PESM é gerenciado por meio de 10 núcleos administrativos: Bertioga, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Padre Dória, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião. Cada núcleo possui suas características, formando um mosaico de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.

Inaugurado na época da construção da Rodovia Rio-Santos (BR 101), que abriu o litoral ao desenvolvimento do turismo, o Parque Estadual Serra do Mar é administrado pela Fundação Florestal, instituição vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

 

Serviço:
“Celebração  dos 40 anos do PESM”
Dia 05/09 – das 17h às 22h
Local: Hotel Spa Nau Royal, Cambury, São Sebastião – SP
Workshop: “O Desenvolvimento do Turismo Ecológico e Sustentável de São Sebastião”
Mostra fotográfica e exposição de produtos Mata Atlântica
Coquetel de encerramento

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.