Cidades Meio Ambiente

Provocar queimadas dá multa de R$ 658 em Caraguá

Tamoios News

Prefeitura divulgou recentemente alerta sobre proibição de queimadas


Por Juliane Zapparoli

O mês de agosto é considerado o período de seca mais intensa do inverno no Brasil. Problemas como falta de chuva, baixa umidade e fumaça no ar, por conta do aumento das queimadas, são comuns em todas as regiões do país. Antes da frente fria que chegou ao litoral no dia 3, o Estado viveu aproximadamente 50 dias sem chuvas.

Com o tempo seco, a possibilidade de queimadas aumenta. Por isso, é importante ficar atento, pois muitos dos focos de incêndio são causados pelo homem. Nesse caso, todos os cuidados podem fazer a diferença.

Muitas vezes, por distração, as pessoas acabam jogando bituca de cigarro na beira de matas, ou até mesmo colocam fogo em restos de mato após a limpeza de uma área, sem tomarem o cuidado necessário. Colocam, ainda, fogo em pneus e lixos. Essa falta de cuidado pode acarretar em um grande incêndio.

Pensando nisso a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguá divulgou um alerta de proibição de queimadas em todo o município. A lei 1.630 de 2007 impede queimadas de pneus, lixo, vegetação rasteira, restos de podas e demais detritos, dentro do perímetro urbano do município. O objetivo é preservar o meio ambiente, além de proteger a população, promovendo segurança e qualidade humana, animal e vegetal.

A pessoa que desobedecer a lei poderá levar uma multa no valor de 200 VRMs, o que representa R$ 658. Em caso de reincidência a multa dobra de valor.

Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, o alerta faz parte de uma campanha de conscientização, considerando que o ato ainda é praticado por algumas pessoas. Giorgeti informa que existem fiscais que realizam um trabalho junto à população. “A nossa comunidade tem se mostrado bastante receptiva em relação às orientações passadas pelos fiscais.  O alerta é uma forma de realizar um trabalho integrado, já que eles, os munícipes, são os nossos melhores fiscais”,

Quem notar algum tipo de queimada nestas condições pode fazer uma denúncia anônima na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3897-2530

Somente no mês passado houve seis episódios de queimadas na região, um deles aconteceu em Ilhabela, e os outros 5 foram na cidade de São Sebastião. Uma das queimadas chegou a durar 12 horas e prejudicou grande parte da vegetação.

1 Comentário

  • Boa tarde, gostei da implantação de multas para tentar evitar as queimadas na região, porém, preciso saber se este telefone está funcionando aos sábados, domingos e feriados, que é qdo mais acontecem as queimadas, obrigada desde já.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.