Meio Ambiente

Saiba Como Proceder com as Maritacas nos Telhados

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

As maritacas são também conhecidas como

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, orienta como proceder com as maritacas que invadem o telhado das casas. As aves sofrem com a retirada de ninhos com seus filhotes dos telhados, ressaltando que as espécies estão presentes nos bairros mais populosos onde há mais construções do que árvores.

Esta é a melhor época do ano – outono e inverno – para resolver o problema. A orientação é vedar os vãos das telhas e assim evitar que as maritacas usem os forros para construir ninhos e criar filhotes, danificando fios elétricos, estruturas de madeira, além do barulhos à noite.

A melhor solução encontrada é vedar os vãos do telhado com a tela “tipo viveiro”. Faça bolas com a tela e molde-as nos vãos entre as telhas e o madeiramento. Às vezes é necessário fixá-la com alguns preguinhos nos sarrafo ou vigas. Não se esqueça de nenhum pequeno vão, pois elas são capazes de entrar em espaços com menos de 3 cm. Certifique-se de que não ficou nenhuma ave no telhado antes do fechamento total.

Ao encontrar um ninho ou filhote com risco de vida, a pessoa deve telefonar para a Polícia Ambiental e pedir para irem até o local. O Parque Estadual de Ilhabela também poderá ajudar nos resgates e encaminhamentos dos animais silvestres. As tiribas de Ilhabela são levadas ao médico veterinários Dr. Denis Amorosino e depois encaminhadas para a Área de Soltura Monitorada Cambaquara, no sul do arquipélago, onde são reabilitadas até retornarem à natureza.

Telefones úteis para orientações de como proceder:

ASM Cambaquara: (12) 3894-9244

Parque Estadual: (12) 3896-2660

Dr. Denis: (12) 3896-3281

Prefeitura de Ilhabela: (12) 3896-9200

Polícia Ambiental: (12) 3862-0811

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

1 Comentário

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.