Meio Ambiente Ubatuba

Ubatuba não tem plano com a Coordenadoria de Biodiversidade para preservar praias e cachoeiras

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes

Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais presta apoio aos municípios nas atividades voltadas à conservação do meio ambiente

Por Raell Nunes, de Ubatuba

Respondendo aos questionamentos feitos pelo Tamoios News, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo afirmou que Ubatuba não tem nenhum plano específico em conjunto com a CBRN (Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais) para preservação de praias e cachoeiras na região.

A CBRN é um órgão do Estado ligado ao meio ambiente, sendo responsável por sugerir normas regulamentadoras da legislação ambiental, planejar, coordenar e executar projetos e ações relacionadas ao uso sustentável e à conservação da biodiversidade.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, a atuação para proteção dos recursos hídricos continentais tem acontecido via Comitê de Bacias Hidrográficas e em parcerias não formalizadas com a Fundação Florestal e outras instituições.

Apesar de sua importância, de acordo com a CBRN, não é obrigatório que a cidade tenha um plano em conjunto com o departamento ambiental. No entanto, presta-se apoio aos municípios nas atividades voltadas à conservação da biodiversidade.

Dentre os serviços estão: reabilitação de áreas degradadas, restauração de paisagens fragmentadas e incremento de sua conectividade, projetos de uso sustentável, controle e manejo de espécies exóticas.

O setor ambiental informou que os benefícios destinados às cidades participantes estão diretamente ligados as ações voltadas à conservação e ao uso sustentável das zonas de preservação.

Conforme explicou, para que o município concorra a qualquer tipo de recurso proveniente de parcerias (Banco Mundial, GEF, BID) com a CBRN, basta que no edital a cidade esteja dentro da área abrangida pelos projetos e atenda aos requisitos exigidos.

Preservação – No mês passado, o CBH (Comitê de Bacias Hidrográficas) do Litoral Norte reuniu todos os prefeitos da região litorânea, dezenas de personalidades e representantes da sociedade civil para eleger um presidente e demais componentes. O eleito foi o prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato (PSD).

Na ocasião, ele disse que é possível fazer uma verdadeira transformação ambiental na cidade. Em suas palavras, é viável fazer um trabalho educacional para acabar com a poluição em rios.

Presente no evento e escolhido para ser o representante do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, o prefeito de Caraguá, Aguilar Junior (PMDB), afirmou que é preciso se preocupar com os rios e mananciais. O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (PMDB), também foi eleito para o mesmo cargo.

O peemedebista da cidade vizinha, Caraguá, acrescentou que “temos de nos preocupar também com as ocupações irregulares e a poluição de nossas praias”.

Praias – Ubatuba tem mais de 100 praias. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) monitora 24, com 26 pontos de amostragem. Além disso, sete praias são fiscalizadas na Ilha Anchieta.

Ultimamente, os debates que envolvem a preservação das praias em Ubatuba têm sido mais intensos. Há denúncias de excesso de lixo no mar e esgoto corrente indo às áreas abrangidas pela natureza.

Outro lado – O Tamoios News tentou contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba e questionou a não participação da cidade junto à CBRN com um projeto para a preservação de praias e cachoeiras. Porém, não houve retorno até o fechamento da reportagem.

1 Comentário

  • gente. passou da hora de fazer projetos de preservação e evitar invasões e depredações humanas, de diversos tipos. help. pra ontem

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.