Cidades Notícias

Agência Nacional do Petróleo promove audiência pública sobre repasses de royalties

Tamoios News

Os prefeitos de São Sebastião, Felipe Augusto e de Ilhabela, Márcio Tenório participaram de uma audiênciapública promovida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), no Rio de Janeiro, na última semana.  A principal pauta do evento, que reuniu representantes de municípios de vários estados brasileiros foi a discussão em torno da perspectiva de elevação da arrecadação de royalties e ICMS do petróleo, a partir do ano que vem.

Além da participação no evento, os prefeitos mantiveram importantes encontros com autoridades do setor como o diretor da ANP Waldir Barroso, e o Deputado Estadual Luiz Paulo Correia (PSDB-RJ), que defendem os interesses de estados e municípios contra repasses considerados irregulares e inferiores de tributos por conta das petroleiras.

A audiência debateu a revisão da Portaria nº 206, de 29 de agosto de 2000, que estabelece os critérios para a fixação do preço de referência do petróleo, produzido mensalmente em cada campo, a ser adotado para fins de cálculo das participações governamentais. Os temas mais discutidos foram as inconstitucionalidades das regras de transições da atual para nova metodologia de repasse dos recursos.

O prefeito Felipe Augusto, que também é presidente da Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural (ABRAMT), está otimista com relação a ganhos nas receitas oriundas da indústria petrolífera. “As posições da união, estados e municípios foram mantidas para o aumento de receitas a partir do início do próximo ano. Continuaremos acompanhando de perto todas as discussões em torno dos royalties defendo os legais interesses do nosso município”, frisou ele.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.