Caraguatatuba Cidades

Alunos se destacam na XI Mostra Brasileira de Foguetes em Barra do Piraí

Tamoios News
Foto: Cláudio Gomes/PMC

O prefeito Aguilar Junior recebeu os alunos, Cauã Martins Abranches, Murilo França e Raphael Fernandes, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Colônia dos Pescadores, no Indaiá, que ficaram entre os 15 premiados, na XI Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), realizada no município de Barra do Piraí (RJ), entre os dias 27 e 30 outubro.

No encontro, o prefeito afirmou que boas referências são capazes de influenciar positivamente outras pessoas. “Parabéns pelo trabalho de destaque nacional. Vocês são exemplo para crianças e adolescentes do nosso município”, ressaltou.

Esse ano, a Mobfog teve, aproximadamente, 90 mil inscritos de escolas públicas, privadas, urbanas e rurais, de todo o país, previamente cadastradas na OBA.

A Mostra é um desdobramento da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que este ano completou 20 anos. O objetivo da Mobfog é estimular a investigação científica na área de Física ligada à Engenharia de Foguetes, Aeroespacial e Astronáutica, envolvendo os participantes num problema sem solução predefinida e que depende essencialmente da experimentação.

A Mobfog avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais distante possível, foguetes feitos de garrafa pet, tubo de papel ou canudo de refrigerante. Além da distância dos protótipos, registrados em vídeo, os trabalhos são avaliados por meio dos relatórios enviados pelos estudantes e professores à coordenação da Mostra.

O foguete feito pelos estudantes caraguatatubenses começou a ser construído no ano passado, baseado na imagem de um projétil de tanque de guerra, com a ajuda do coordenador nacional da OBA, o físico João Batista Garcia Canalle, do professor de Matemática e Física da escola, Haroldo Eduardo dos Santos e de vídeos sobre o assunto no Youtube.

“Fomos aperfeiçoando a aerodinâmica do protótipo, com testes feitos na praia do Indaiá, até chegarmos ao modelo final, que alcançou 223 metros”, contou Cauã Abranches.

De acordo com Raphael Fernandes, a fase mais difícil foi ajustar a medida do combustível feito de bicarbonato de sódio e vinagre. “Dosagem de cada uma das substâncias é muito importante para o efeito final”, afirmou.

O amigo Murilo França, porém, disse que o mais complicado foi arrecadar R$3.200,00 em dois meses para participarem da Mobfog. “Foi uma maratona, mas tivemos apoio da comunidade, familiares, Prefeitura e Secretaria de Turismo”, declarou.

Na apresentação, em Barra do Piraí, a banca examinadora analisou os seguintes itens: acabamento e originalidade do foguete; acabamento e originalidade da base; segurança e apresentação da equipe participante; ângulo de lançamento; direção do vento; tamanho e peso do foguete.

Para os três colegas, a experiência foi emocionante e proveitosa, pois além de vencerem, puderam conhecer projetos e pessoas de várias partes do Brasil. Também por conhecerem pessoalmente com o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que foi ao espaço em 2006, a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. O troféu recebido pelas 15 equipes vencedoras é uma réplica desta nave.

O diretor da E.E Colônia dos Pescadores, Jacques Carlos Silva, avaliou que mais importante do que ficar entre os 15 vencedores, foi a soma de várias competências que os alunos tiveram que colocar em prática para estarem na competição e alcançarem o resultado.

“Eles precisaram transformar teoria em prática e concretizar um produto. Isso tem um grande significado para o aluno. É emancipá-lo no seu exercício da cidadania”, destacou Silva.

A XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a XI Mostra Brasileira de Foguetes é uma realização da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.