Caraguatatuba Segurança Pública

Atlas da Violência aponta Caraguá como uma das mais violentas do estado

Tamoios News
Fotos: Claudio Gomes/ PMC

Ipea fez levantamento com base em dados coletados até 2016

O Atlas da Violência 2018: políticas públicas e retratos dos municípios brasileiros, produzido pelo Ipea(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou Caraguá como uma das cidades mais violentas do estado de São Paulo.

O Atlas é resultado de um mapeamento das mortes violentas nos municípios brasileiros com população superior a 100 mil residentes, em 2016, com base nos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS).

Os dados foram divulgados, considerando as informações mais recentes tabuladas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e divulgadas no site do Departamento de Informática do SUS – DATASUS.

O estudo traz a relação dos municípios mais e menos violentos do Brasil. Foram analisados 309 municípios, ou seja, todos aqueles que tinham mais de 100 mil habitantes em 2016. Os três mais pacíficos, segundo o Atlas da Violência 2018, são: Brusque (SC), Atibaia (SP) e Jaraguá do Sul (SC). Os três mais violentos são: Queimados (RJ), Eunápolis (BA) e Simões Filho (BA).

Enquanto os três mais pacíficos apresentam taxas de morte violenta de 4,8 a 5,4 a cada 100 mil habitantes, os três mais violentos têm taxas de 107,7 a 134,9. A pesquisa considera mortes violentas a soma de agressões, intervenções legais e mortes violentas com causa indeterminada, tomando como referência o município de residência da vítima. Os dados analisados são de 2016, último ano disponível no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Dos 123 municípios onde se concentram metade das mortes violentas no Brasil, 33 estão localizados no Rio de Janeiro ou na Bahia. Quando se analisam somente as capitais, o Atlas revela que as três com maiores taxas de morte violenta são Belém (PA), Aracaju (SE) e Natal (RN). Entre as três com menores taxas estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Vitória (ES).

Litoral Norte

Com base no levantamento feito pelo Ipea em 2016,o município de Caraguá, com 115.071 habitantes, aparece como o mais violento do Estado de São Paulo.

A cidade tem uma taxa de homicídios de 36,5% para 100 mil habitantes. São Paulo, capital, foi mais pacifica, com 14,9 mortes para cada 100 mil habitantes.

O Ipea apurou ainda que Caraguá tem 40% de atendimento escolar para crianças de 3 a 7 anos; e, de 81,3% para jovens entre 15 e 17 anos.

Constatou que os 20% mais pobres do município tem uma renda per capita de R$ 250,00.

Que 34% de jovens com idade entre 15 e 17 anos e 13% com idade entre 18 e 24 anos não tem emprego.

Que a vulnerabilidade juvenil (sem estudo e sem trabalho), de jovens entre 15 e 24 anos é de 8,4%.

Que a gravidez na adolescência, entre jovens de 15 a 24 anos, com filhos, é de 2,3%.

A reportagem não conseguiu contato, no final da tarde deste sábado, com o atual prefeito Aguilar Júnior e, nem com o ex-prefeito Antonio Carlos, que administrou a cidade entre 2012 e 2016 (período em que foram baseados os dados do Ipea), para comentarem  o assunto.

2 Comentários

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.