Caraguatatuba Saúde

Caraguá registra 400% de aumento em casos de conjuntivite

Tamoios News
Fotos: Luis Gava/PMC

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou o aumento de 400% no número de casos de conjuntivite no município, pegando como base os dados dos três primeiros meses (de janeiro até março) de 2017 em comparação aos dados de 2018.

No primeiro trimestre do ano passado foram notificados 206 casos de conjuntivite e neste ano já são 821 pessoas infectadas com a doença. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Helienne Santos, a conjuntivite é extremamente contagiosa.

“A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada”, afirma a coordenadora.

Os principais sintomas da doença são olhos vermelhos e lacrimejantes, inchaço nas pálpebras, intolerância à luz, visão embaçada e visão borrada. De acordo com Helienne Santos, é necessário procurar atendimento médico para identificar o tipo de conjuntivite que foi contraída e iniciar o tratamento correto.

“É recomendado também que o paciente infectado lave as mãos com frequência, não coloque as mãos nos olhos para evitar uma possível recontaminação, evite coçar os olhos para diminuir a irritação da região, lave as mãos antes e depois da aplicação do medicamento usado no tratamento, não encostar o frasco do medicamento nos olhos e é necessário suspender o uso de lentes de contato”, diz Helienne.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.