Caraguatatuba

Imagem sobre aparição de tubarão em Caraguatatuba é falsa, aponta Salvamar

Tamoios News

Segundo grupamento, não é a primeira vez que perfis fakes da internet divulgam informações falsas envolvendo presença de tubarão nas praias

Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba

Uma foto com alerta sobre o aparecimento de tubarões em praias de Caraguatatuba viralizou na internet nesta sexta-feira (13). Publicado por um perfil identificado como Peterson Aparecida, o material já teve mais de oito mil compartilhamentos em menos de 24 horas. Apesar disso, o Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista esclarece que a notícia é falsa e que não houve registro do aparecimento de tubarões na região.

Conforme o comandante do grupamento, João Rapacci, esta não é a primeira vez que notícias falsas sobre tubarões, muito temido por banhistas devido ao histórico de ataques em praias pelo mundo. “A intenção deve ser de afastar pessoas das praias”, esclareceu.

Rapacci diz que na vez anterior, há cerca de dois anos, um vídeo onde aparecia um tubarão foi publicado na internet e o efeito também foi alarmante.  O vídeo ainda hoje pode ser acessado no youtube, dando como referência o animal na praia Martim de Sá.

Na época, preocupadas com amigos e familiares, as pessoas começaram a compartilhar a notícia, pedindo para que se evitasse entrar no mar em Caraguatatuba. O mesmo se repetiu nesta sexta-feira, pois na imagem de uma praia, aparece nitidamente a barbatana do tubarão. No texto, o seguinte alerta: “para quem acha que tubarão não chega na beira da praia com a água batendo na altura da cintura e até mesmo do joelho, foto tirada por um banhista hoje pela manhã na praia de Caraguatatuba, tubarão a menos de 10 metros da beira”. Especialistas apontam que o perfil na rede social também seja fake, ou seja, tem informações falsas e utilizado com más intenções. Não há foto ou informações sobre o proprietário da conta. No entanto, há várias imagens de uma máscara, muito utilizada em filmes de terror.

“Os guardas-vidas estão na maioria das praias durante todo o dia e ninguém viu nada, não há registro de aparição de tubarão no Litoral Norte. Não é comum eles aparecerem nas praias da nossa região e já faz muito tempo que não se tem ocorrências de tubarão por aqui”, completou Rapacci.

3 Comentários

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.