Caraguatatuba Esportes

Paratletas conquistam várias medalhas em Campeonato Paulista

Tamoios News
Divulgação

Os paratletas do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paraolímpico (Paiep) faturaram medalhas para Caraguatatuba, no Campeonato Paulista de Atletismo e Natação para Pessoas com Deficiência (PcD). As disputas foram nesse sábado (16), no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo.

No atletismo, a paratleta Cristiane de Siqueira foi ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso; Débora Ferreira levou duas medalhas de ouro, uma no dardo e uma no peso; já Carolina Cordeiro trouxe um bronze no arremesso de peso e uma prata no dardo; Ellen Dias alcançou duas medalhas de ouro, uma no arremesso de peso e outra no glub; Josiane Nowacki conquistou uma medalha de prata no lançamento de disco e ouro no arremesso de peso. Estella Saturnino levou pra casa dois ouros, um nos 100m e uma nos 200m na corrida em cadeira de rodas.

Nas categorias masculinas, Álvaro Alencar conquistou dois ouros, um nos 100m e um nos 200m; Altair Firmino levou duas medalhas de ouro, uma no arremesso de peso e uma no lançamento de dardo. Brando Aquila dois bronzes 100m e 200m na corrida para deficientes visuais.

Já na natação, nas categorias masculinas, Antonio Menger conseguiu ouro nos 400m livres e bronze nos 100m livres; Na prova de 200m livre a prata ficou com Ricardo Briane; Adalberto e Marçal Leme conseguiram ouro nos 50m borboleta, em classificações funcionais diferentes; Adalberto também conquistou prata nos 50m costas; Willian Aleixo levou a prata nos 100m costas e Fabiano de Freitas ficou na terceira colocação da mesma prova e também, faturou o segundo lugar nos 200m medley masculino. Além disso, Fabiano também conseguiu prata nos 100m peito, junto com Tiago dos Santos, em classificações diferentes.

Nos 50m livre masculino, o pódio foi composto apenas por paratletas de Caraguatatuba, Marçal ficou em primeiro, Adalberto em segundo e Ricardo em terceiro.

Nas categorias femininas, Ana Paula Carvalho levou dois ouros, um na prova de 200m medley e o outro nos 100m borboleta; Ana Maria Laurindo conquistou a primeira posição nos 100m peito e foi a segunda colocada na prova de 100m costas. As duas nadadoras ainda subiram ao pódio juntas na prova de 50m livres, Ana Paula ficou em 1º lugar e Ana Maria em 3º lugar.


Classificação Funcional – 
No Esporte Paralímpico, os paratletas são divididos em diferentes classificações funcionais. Isso quer dizer que deficientes que tenham o mesmo comprometimento físico e/ou mental (ou parecidos) competem entre si, para não acontecer desvantagem competitiva.

No mundo Paralímpico existem atletas pertencentes a seis categorias: amputados, paralisia cerebral, deficiência visual, lesão medular, deficiência mental e “les autres”, que são os esportistas que não se enquadram em outros grupos.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.