Caraguatatuba Religião

Paróquia Santo Antônio será elevada a Santuário

Tamoios News

Igreja surgiu entre os anos de 1663 e, elevada a capela, em 1847

Por Salim Burihan

O Bispo da Diocese de Caraguá, Dom José Carlos Chacorowski, anunciou na manhã deste domingo(10) a elevação da paróquia de Santo Antônio em Santuário Diocesano.

Foto: Jorge Mesquita

O anúncio foi feito durante a benção aos fiéis que participaram da procissão ao Morro do Santo Antônio, que faz parte das comemorações da 165ª Festa do Padroeiro da cidade.

No conceito religioso, “Santuário” é um local sagrado, para onde acorrem peregrinos de diversas regiões por devoção, ou ainda a Igreja frequentada por fiéis vindos de outras regiões, atraídos por algo que existe especificamente naquele Templo.

No caso do futuro “Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba”, será a relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do Santo), que já se encontra na Igreja Matriz.

“Trata-se da Igreja mais antiga do município. A cidade de Caraguatatuba se desenvolveu a partir da Igreja, tem um povo devoto, acolhedor, que com certeza merece essa conquista que deverá também ser olhada como uma rota para o turismo religioso”, acredita o Pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Carlos Alberto da Silva, o Pe. Beto, que junto com seus paroquianos, terá o período de um ano para proceder às modificações e adequações necessárias para que a Paróquia seja elevada oficialmente a Santuário.

Entre as modificações que devem ser realizadas até junho de 2019 está a construção de uma cúpula no Presbitério da Igreja, para que a relíquia de Santo Antônio seja exposta de forma permanente junto ao altar, além de adaptações nas salas para reuniões privativas, sala para conferências e capacitação e um salão para encontros de romeiros.

Atualmente já são realizadas três Santas Missas diárias, outra exigência para que a Paróquia torne-se um Santuário Diocesano.

De acordo com o Bispo Dom José Carlos, a oficialização deverá ser feita por meio de decreto, neste mesmo período em 2019, como parte das comemorações do Jubileu de 20 anos de criação da Diocese de Caraguatatuba. “Assim como o Pároco e sua messe, acreditamos que o sonho possa tornar-se realidade. Santuário Diocesano trará conforto espiritual da Graça de Deus inerente aos lugares sacros, reservados exclusivamente à oração e adoração, sobretudo no ano em que comemoraremos o jubileu de 20 anos da instalação da nossa Diocese”, disse o bispo. 

1 Comentário

  • Que bela notícia Caraguá é um centro de relevância catolica e esta ptovidência trará um incremento do turismo religioso.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.