Caraguatatuba Meio Ambiente

Prefeitura realiza plantio de mais de mil árvores nativas na cidade

Tamoios News
Foto: Divulgação/PMC

Uma das metas do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) da Prefeitura de Caraguatatuba, é a realização do plantio de mais de 4 mil mudas de espécies nativas, criando o chamado Espaço Árvore. Em apenas dois meses, desde o início das ações, foram plantadas 1 mil árvores em diversos pontos da cidade.

Os plantios foram intensificados neste período por conta da ocorrência das chuvas que auxiliam na adaptação das plantas. O cultivo faz parte das ações recomendadas pela Diretiva de Arborização do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que avalia e apoia a gestão ambiental das prefeituras paulistas.

As árvores foram plantadas tanto nos passeios públicos como em canteiros e escolas municipais em diversos bairros como Indaiá, Tinga, Sumaré, Travessão, Aruan e Poiares, compondo espaços vazios existentes e gerando uma melhoria na qualidade no ambiente. Entre os locais escolhidos também estão os antigos pontos de descarte irregular de materiais, visando inibir que novos descartes sejam realizados.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, destacou a importância dos plantios, lembrando que são utilizados critérios pré-estabelecidos para a realização desse trabalho. “São critérios que vão desde a escolha da região, como da espécie adequada para cada local e o período do plantio”, explicou.

O secretário destacou ainda, que a arborização das calçadas é um importante componente ambiental da cidade. “Essa ação, além do incremento de árvores, promove a arborização de forma planejada, evitando a concorrência da vegetação com os elementos urbanos e, consequentemente, evita ou diminui futuras ações de manejo para adequação ao espaço”, completou Giorgeti.

Arborização – Para quem deseja realizar o plantio em frente à sua residência, a prefeitura desenvolveu a Cartilha de Arborização Urbana, com orientações básicas necessárias para a realização dos plantios e informações importantes como a escolha das espécies mais adequadas de acordo com o porte, faixa de acessibilidade, interferências como postes e fiações, tamanho de covas, irrigação, etc.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.