Caraguatatuba Saúde

Turistas devem tomar vacina antes de visitarem Caraguá

Tamoios News

Recomendação foi dada pelo secretário de Saúde, Amauri Toledo. Secretaria fará uma ação especial, no sábado, no Rio do Ouro, onde oito macacos foram encontrados mortos nos últimos dias.

Por Salim Burihan

O secretário de Saúde de Caraguá, Amauri Toledo, recomendou aos turistas e veranistas, que se vacinem contra a febre amarela, antes de visitarem a cidade. Segundo ele, trata-se de uma medida preventiva.

Secretário Amauri Toledo. Fotos-Talita Fernanda(PMC)

O secretário afirmou que os turistas devem tomar vacina contra Febre Amarela em suas cidades, até porque todo o Estado de São Paulo já é identificado como área de risco à Febre Amarela.

A secretaria decidiu realizar no sábado(18), uma ação especial no bairro do Rio do Ouro, onde oito macacos foram encontrados mortos nos últimos dias, três deles, por febre amarela.

A prefeitura ainda aguarda os resultados de outros cinco macacos, que estão sendo feitos pelo Instituto Adolfo Lutz. Dez macacos foram encontrados mortos na cidade desde junho. Outros dois macacos, tinham sido localizados na região do Massaguaçu, também mortos por febre amarela.

Amauri também recomendou a Concessionária Tamoios, que administra a rodovia dos Tamoios, que todos os operários que trabalham nas obras de duplicação da serra ou dos contornos sejam vacinados. É que a maioria dos macacos mortos foram localizados em áreas de mata, próximo as obras.

“Quanto aos trabalhadores da Tamoios, estes já foram alertados quanto à importância da vacina e serão novamente”, disse. O secretário também recomendou o fechamento da visitação pública no Parque Estadual da Serra do Mar.

Segundo ele, o lugar deve ser fechado até segunda ordem para evitar que pessoas não vacinadas contra Febre Amarela circulem pelo local e sejam contaminadas com o vírus.

A recomendação ocorreu depois da morte suspeita por Febre Amarela de oito macacos da espécie Bugio (espécie já em extinção) no local.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba informou que os grupos de macacos mortos foram encontrados na área do Parque Estadual do Horto Florestal no bairro Rio do Ouro e próximo à Rodovia dos Tamoios.

Amauri Toledo destacou que não há casos de morte em humanos registrada no município. Segundo ele, cerca de 10 mil pessoas ainda não foram vacinadas.

Dados da secretaria de Saúde informam que foram vacinadas em Caraguatatuba 78.414 pessoas, o equivalente a 87,51% do público alvo da campanha, que deve atingir o mínimo de 95% para que a população esteja de fato protegida, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

Ações

No sábado(18) será feita uma ação especial no bairro do Rio do Ouro, quando agentes vão percorrer casa a casa e vacinar todos os moradores.

Secretário Amauri Toledo orienta agentes de saúde sobre ação especial que ocorrerá no sábado(18) no Rio do Ouro

Na manhã desta quinta(16), agentes comunitários de Saúde, supervisores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Epidemiológica e demais áreas passam por treinamento para atuarem no sábado no bairro.

O evento acontecerá na Emef Aída de Castro Grazioli e contará com uma equipe de vacinação no local; além de carros da Secretaria de Saúde que irão realizar o casa a casa também no mesmo bairro com foco na imunização do máximo de pessoas.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirma que todos precisam colaborar e vacinar-se. “Nós queremos pedir a todos que não tomaram a vacina contra Febre Amarela, por favor, tomem. Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estão vacinando e, neste sábado, estaremos no Rio do Ouro realizando o casa a casa e no Multiação. Por favor, vacinem-se. Isto é muito importante”, destacou.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.