Caraguatatuba Cidades

UBS Perequê Mirim inaugura horta comunitária

Tamoios News
Fotos: Claudio Gomes/PMC

A UBS Perequê Mirim inaugurou uma horta para promover a saúde e a segurança alimentar de toda a comunidade da região, no último sábado (21/10). Todos os membros da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ajudaram os moradores do bairro a plantar as verduras e hortaliças.

A horta fica dentro da unidade de saúde, em um espaço onde existiam apenas plantas decorativas. As plantas passarão por um processo de replantio, em outras áreas da UBS.

De acordo com o Dr. Carlos Faleiro, um dos idealizadores do projeto, a população será muito beneficiada com a horta. “A ideia surgiu no cotidiano, pois nossos pacientes pensam que só tomar remédio é o suficiente para seus tratamentos e manutenção da saúde. Mas não é. É necessária uma mudança de hábitos alimentares. E com a horta da comunidade, nossa população terá acesso a uma variedade de verduras para consumir gratuitamente”, afirmou o médico.

A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, estava no local e também ajudou no cultivo dos alimentos. Ela falou que a horta vai unir a comunidade na busca pela melhoria de saúde. “Com a participação dos moradores do bairro a horta sempre estará bem cuidada e atenderá a todos que precisarem. O grande objetivo é a reeducação alimentar. O projeto é excelente e demonstra a preocupação dos nossos funcionários com os pacientes”, disse a secretária adjunta.

Para José Maria, 64, morador do Perequê Mirim, foi muito bom ajudar na montagem da horta. “Foi revigorante. Este projeto é lindo demais e vai ajudar todo mundo. Eu estou fazendo tratamento de saúde, mas mesmo assim vim para cá. Me sinto bem aqui, fiz novas amizades e conheci gente que eu não conhecia. Estou muito feliz”.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.