Cidades São Sebastião

Defesa Civil orienta população em áreas de risco

Tamoios News
Fotos: Divulgação/PMSS

A Coordenadoria da Defesa Civil de São Sebastião tem trabalhado intensamente para orientar a população sobre como proceder às situações de risco, informando como e quando ela deve ser acionada e quais os procedimentos devem ser tomados em ocorrências.

A Defesa Civil atua principalmente em ações de prevenção através de mapeamento dos riscos dentro do município, monitoramento das áreas, elaboração de Planos de Emergências, criação de Núcleos de Voluntários de Defesa Civil (NUDEC’s) nas comunidades inseridas em áreas de risco, treinamento das comunidades e alinhamento das ações de respostas juntos aos órgãos de emergências.

A Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199. O cidadão que entrar em contato com o órgão terá sua reposta de forma imediata, sendo atendido no Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura, onde é feita a triagem da solicitação para que depois seja encaminhada para as equipes de campo. O atendimento funciona 24 horas por dia.

De acordo com a Defesa Civil, ela deve ser acionada no caso de inundações, alagamentos, desabamentos, queda de árvores, incêndios e explosões, deslizamentos, destelhamentos, graves desastres com vítimas e desabrigados, colisões, tombamento ou queda de veículos de transporte, rupturas ou colapso de vias públicas, explosões em depósitos de gás de cozinha, acidentes com combustíveis e produtos perigosos (radioativos, químicos, inflamáveis, tóxicos, explosivos e corrosivos), na organização de grandes eventos como, shows e espetáculos, em acidentes rodoviários, ferroviários, metroviários envolvendo grande números de pessoas e quando houver deformações em estruturas, como lajes, vigas, pilares e paredes.

Em caso de risco iminente, a Defesa Civil realiza a remoção das pessoas para a casa de parentes ou abrigos municipais. Para isso é feito o acionamento do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLAMCON) que ainda está em fase de finalização, porém com suas diretrizes já traçadas, onde são acionados os órgãos competentes para a realização da remoção e cuidados com as famílias.

Se existir o risco, porém sem a necessidade de remoção, a Defesa Civil orienta o proprietário a realizar as ações preventivas para retirar o risco ou o encaminha para o órgão competente para resolver os problemas.

Existem 12 áreas de risco no município que foram sugeridas pela, Defesa Civil do Estado de São Paulo, através de laudos do Instituto Geológico (IG) por se tratarem das áreas com maior suscetibilidade e alto risco. Todas essas áreas são monitoradas pela Defesa Civil do município, são elas, Rua Uberlândia e Vila Barreirinha em Cambury, Rua Arthur Leal de Almeida, Morro do 51, Morro dos Tucanos e Rio Grande em Boiçucanga, Rua Francisco Ferro e Rua Eduardo Teixeira dos Santos em Juquehy, Rua 23 de Novembro em Barra do Sahy, Travessa Viçosa no Morro do Abrigo, Rua Antônio Tenório dos Santos, Rua Pernambuco/ Rua Jaconias Caruso no bairro do Itatinga.

Voluntários – As NUDEC’s são núcleos de Defesa Civil inseridas dentro das áreas de riscos, sendo compostas por voluntários moradores de cada área.

As NUDEC’s têm como finalidade estreitar a distância entre os moradores e a Defesa Civil, sendo um elo entre a instituição e os moradores das áreas de risco. Foi criado um grupo de trabalho no aplicativo “WhatsApp” para a resposta, dúvidas, orientações e contato entre os voluntários o para recebimento das informações das áreas.

Os NUDEC’s já estão atuando, tendo no momento 37 voluntários cadastrados em 13 áreas, são sete em Boracéia, cinco em Barra do Una, quatro em Barra do Sahy, três na Enseada, Cambury e em Juquehy, duas em Barequeçaba e Boiçucanga e uma no Canto do Mar, Morro do Abrigo, Centro e Varadouro. Os trabalhos de comunicação já começaram com atuações dos voluntários antes, durante e depois das chuvas; onde são passadas informações de ocorrências em suas comunidades em tempo real para a Defesa Civil; informações importantíssimas que auxiliam na triagem das ocorrências a serem atendidas, diminuindo o tempo de respostas e alinhado os trabalhos das equipes de campo.

Os voluntários também atuam informando problemas nas suas comunidades nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, ocupações ilegais e alguns outros casos, onde a Defesa Civil repassa aos órgãos responsáveis para avaliar e responder.

A pessoa que desejar fazer parte das NUDEC’s, deve ligar para a Defesa Civil, pelo número 3862-0302, e conversar com o atendente sobre o desejo de ser um voluntário.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.