Cidades São Sebastião

Era provisória, mas USF é inaugurada em definitivo no Jaraguá

Tamoios News
Fotos: Leonardo Rodrigues/ TN

Por Leonardo Rodrigues

A Unidade de Saúde da Família (USF) no Jaraguá, Costa Norte de São Sebastião, era para ser inaugurada em caráter provisório na manhã desse sábado (17), mas o prefeito Felipe Augusto anunciou que o novo espaço será a nova USF permanente do bairro. “Daqui não sai mais”, afirma Felipe Augusto.

A nova USF, onde antes era Centro Comunitário, seria temporária, enquanto o Governo do Estado não termina a construção de uma nova unidade – já que a existente teve quer ser removida por estar no traçado das obras da construção do Contorno Sul – que liga a Rodovia dos Tamoios. Contudo, na inauguração desse sábado (17), foi anunciado a mudança de planos.

“Se vocês acharem, e se concordarem que a USF deve ficar aqui de vez é só se manifestar”, disse o prefeito aos moradores na ocasião. Com a aprovação dos populares presentes no evento, Felipe Augusto ainda propôs outra mudança. “E o que acham do bairro ganhar um novo Centro Comunitário? Posso pegar um cantinho da área de lazer”.

Com manifestação positiva dos presentes, Felipe Augusto confirmou uma nova estrututa comunitária na Costa Norte, com direito a salão de dança, espaço para atividades sociais e culturais. “Vai demorar um pouquinho por causa da maldita burocracia. Mas já vamos tocar”, diz ao se referir na elaboração agora, de um projeto arquitetônico. “Mas já fica anunciado que o Jaraguá ganhará um novo Centro Comunitário”, considera.

A reportagem questionou o prefeito sobre a obra prometida pelo Governo do Estado para a construção de uma nova USF, juntamente com a Zoonoses, e que embora iniciada está paralisada. “Sobre essa obra vamos tomar uma decisão junto com o Dersa. Até para procurar saber quando será retomada a obra que foi paralisada, por discussão contratual entre a empreiteira e o Dersa, para replanejar”, comenta.

Questionado sobre se o Estado também estaria disposto a mudança de planos, Felipe Augusto defende o diálogo. “Essa mudança foi uma decisão tomada hoje, pela população. As instalações são boas e atendem todas as exigências federais. A obra feita pelo Estado ainda é do município e está destinada a ser uma estrutura de saúde na cidade. Mas como está paralisada, e temos essa novinha, temos tempo para conversar e replanejar”.

Pombos – Felipe Augusto ressaltou que o antigo Centro Comunitário foi readequado e reformado, com 19 novos espaços, já que estava interditado há anos. O prefeito destacou que uma das primeiras ações para recuperar o prédio foi cuidar da razão pela qual o espaço foi interditado: pombos. “Era só colocar uma telinha. Acreditam que este espaço foi fechado porque deixaram entrar tantos pombos, que suas fezes começaram a corroer a estrutura? Tudo que estamos fazendo é concertar erros anteriores”.

Além da tela também foi anunciado novas estruturas e equipamentos. “O que estamos inaugurando aqui é a melhor USF de todo o município”.

Casamento – Antes de Felipe, quem fez uso da palavra foi a primeira-dama, Michelli Veneziani da Silva Augusto, que fez a observação sobre o novo espaço, que também seria campo de ação do Fundo Social de Solidariedade na região. Ao se referir sobre os trabalhos do Social e da Saúde, Michelli compreende que surge uma aliança em favor da população.

“Pessoal da Saúde paciência com a gente, mas tenho certeza que esse casamento será um sucesso”, comenta.

A primeira-dama aproveitou a presença de vereadores, como também do chefe do Poder Legislativo, Reinaldo Alves Moreira Filho, para pedir apoio à ideia, que deve ser formalizada em projeto, para que seja revertido 1% do importo de renda do comércio local à Utilidade Pública. “Que os vereadores possam nos ajudar a construir um novo conceito de responsabilidade social”.

 

1 Comentário

  • Quem mora na Escolinha, na Limeira e em outros lugares mais distantes do Jaraguá sai perdendo, pois transporte para os mesmos não haverá.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.