Ilhabela

Centro de Referência Animal é tema de Audiência Pública

Tamoios News

Vereadora afirma que arquipélago tem, em média, 1.200 gatos que devem ser castrados; Encontro debate também abandono e maus tratos

Por Danilo Peixoto, de Ilhabela

Uma audiência pública convocada pela Câmara Municipal de Ilhabela, no dia 25 de maio, às 18h30, pretende discutir a intensificação dos serviços do Centro de Referência Animal, localizado na Barra Velha. Serão debatidos, também, assuntos gerais como abandono e maus tratos aos animais.

É a primeira vez que ocorre uma discussão aberta com a sociedade sobre o Centro de Referência. A ideia é poder debater os assuntos com a população, juntamente com o atual governo que administra a cidade.

Em entrevista ao Tamoios News, a vereadora Salete Salvanimais (PSB), afirma que há um número muito grande de gatos a serem castrados no município. “Temos em torno de 1.200 gatos para castrar e se não houver este procedimento, dentro dos próximos 6 meses, o número será duplicado”, disse.

De acordo com a parlamentar, muitos animais estão sendo abandonados em Ilhabela, inclusive vindos de cidades vizinhas. “De um ano pra cá aumentou muito e posso dizer porque eu conheço a cidade de ponta a ponta. São pessoas que pegam os animais em São Sebastião e trazem pra cá”, revelou.

Segundo informou, será cobrada mais fiscalização para que diminua os casos de maus tratos, no município, fazendo valer a o que está previsto em lei e, também, uma campanha de conscientização para os moradores.

Centro de Referência Animal – São oferecidos serviços de castração, implantação de microchip, raio-X, ultrassom, cirurgias  (menos de olho e coração) e consultas clínicas. Os animais de rua recebem as vacinas V10 para cães e V4 para gatos.

Foram atendidos no prazo de um ano e meio, uma média de 4 mil animais, sendo 3 mil castrações nesse mesmo período.

O Centro de Referência Animal “Maria Salete Magalhães Alves” Vieira está localizado na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, na Barra Velha.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.