Ilhabela

Com 7,2 mil atendimentos, Centro de Referência Animal é tema de audiência pública

Tamoios News
Fotos: Karol Assunção/PMI

O número corresponde ao primeiro quadrimestre deste ano; Legislativo afirma que muitos animais estão sendo abandonados na cidade

No próximo dia 25 de maio (quinta), às 18h30, a Câmara Municipal de Ilhabela promove mais uma audiência pública desta vez para debater sobre os trabalhos e intensificação dos serviços do Centro de Referência Animal do arquipélago. Somente no primeiro quadrimestre, segundo a prefeitura, houve 7,2 mil atendimentos no local.

Em entrevista recente ao Tamoios News, a vereadora Salete Salvanimais (PSB), afirma que há um número muito grande de gatos a serem castrados no município. “Temos em torno de 1.200 gatos para castrar e se não houver este procedimento, dentro dos próximos 6 meses, o número será duplicado”, disse.

De acordo com a parlamentar, muitos animais estão sendo abandonados em Ilhabela, inclusive vindos de cidades vizinhas. “De um ano pra cá aumentou muito e posso dizer porque eu conheço a cidade de ponta a ponta. São pessoas que pegam os animais em São Sebastião e trazem pra cá”, revelou.

Segundo informou, será cobrada mais fiscalização para que diminua os casos de maus tratos, no município, fazendo valer a o que está previsto em lei e, também, uma campanha de conscientização para os moradores.

É a primeira vez que ocorre uma discussão aberta com a sociedade sobre o Centro de Referência. A ideia é poder debater os assuntos com a população, juntamente com o atual governo que administra a cidade.

Números – Em nota, a prefeitura de Ilhabela informou que o número de castrações realizadas nestes quatro primeiros meses de 2017 chegou a 390 procedimentos, uma média de 97,5 cirurgias por mês.

Entre janeiro e abril, 93 animais foram recolhidos, 53 doados, 99 foram vacinados (24 receberam vacinação antirrábica e 75 vacinação espécie-específica), e outros 396 microchipados.

Além destes serviços, o centro realiza exames como eletrocardiograma, ultrassom e raio-X. No total 114 animais foram examinados, em sua maioria cadelas, que representam cerca de 30% das realizações.

O local ainda oferece vermifugação de cães e gatos, tudo gratuitamente. “A vermifugação se faz necessária para combater a verminose, patologia comum que pode ocasionar sérios problemas e, até mesmo, colocar em risco a vida do animal. Foram 36 pets vermifugados e outros 51 receberam higienização (banho e prevenção de ectoparasitas como pulgas e carrapatos)”, afirmou.

A Prefeitura enfatiza a importância do comparecimento do animal nas consultas e exames agendados. Até abril, já foram registrados 244 faltosos em consultas e 37 em castrações previamente marcadas.

O Centro de Referência Animal, único na região, oferece todos os serviços gratuitamente e recebeu o nome de Maria Salete Magalhães Alves Vieira, que há anos luta pela causa na cidade. O espaço possui canil, gatil, baia, raio-X, centro cirúrgico, recepção, dois consultórios, sala de pré e pós-operatório e ouvidoria, que recebe denúncias de caças, maus tratos e abandono.

Apailha – A Associação Protetora de Animais de Ilhabela realiza, em parceria com o Centro de Referência Animal, feiras de adoção de cães e gatos resgatados das ruas. Esses já recebem castração gratuita, microchipagem e vermifugação, além de prosseguir com a vacinação antirrábica sem custos.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.