Ilhabela Meio Ambiente

Parque Estadual tem troca de comando e entidades elaboram moção de repúdio ao Governo Paulista

Tamoios News
Foto: Gustavo Nascimento

Documento assinado por 19 associações e instituições ganhou força durante sessão de Câmara desta semana

A mudança do gestor responsável pelo Parque Estadual de Ilhabela (PEIb) gerou indignação de pelo menos 19 instituições e associações do município. Estas entidades elaboraram uma moção de repúdio ao Governo do Estado questionando, em um dos trechos, “a forma injustificada da exoneração da atual gestora e a indicação de substituto de forma autocrática, sem nenhum tipo de diálogo com o Conselho”.

De acordo com o representante da Associação Comercial de Ilhabela, Guaraci Ribeiro, o documento pede mais diálogo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente com o Conselho Consultivo do Parque Estadual do arquipélago. Segundo informou, o objetivo é que o futuro gestor que será designado se comprometa com a continuidade dos trabalhos efetuados pela gestora, Joana Fava, que atuava desde 2010 na unidade.

Nesta semana, o manifesto ganhou força no legislativo durante a sessão ordinária realizada após o recesso. A vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), fez a entrega de uma Moção de Louvor em reconhecimento ao trabalho e dedicação dos funcionários do Parque Estadual de Ilhabela, por ocasião dos 40 anos da unidade.

Foto: Camila Garcez/CMI

“Sei como é difícil essa luta para garantir a preservação dessa mata atlântica, sei da luta que vocês passam e por isso vocês têm a minha gratidão. Tudo que eu puder fazer estarei sempre ao lado do Parque e vejo uma gestão aberta para esta parceria”, destacou a vereadora autora da homenagem.

A parlamentar fez a leitura da Moção de Repúdio, que foi endossada pela presidente da Câmara, Zanci Zanato (PPS). Ela fez um requerimento verbal para que a Câmara encaminhe um ofício assinado por todos os vereadores para fortalecer a moção elaborada pela sociedade civil. O pedido foi aceito por unanimidade.

Em nota à imprensa, o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (PMDB), disse que relatou ao governador, em encontro recente, sua indignação sobre “a forma impositiva como o Estado está tratando a mudança de gestores do PEIb”. Segundo afirmou, o chefe do poder executivo fará “interferências severas”, se necessário, para que o Parque não seja explorado “como uma ferramenta política de promoção pessoal”.

Foto: Camila Garcez/CMI

Outro lado – Procurada pelo Tamoios News, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o processo de decisão de trocar o gestor se iniciou com pedido de demissão da própria gestora Joana Fava.

“Após a Fundação Florestal ter encontrado um substituto, [ela] informou que havia mudado de ideia. A mudança tem como objetivo aprimorar a gestão eficiente do PEIb”, disse o Estado.

Joana Fava também foi procurada pela reportagem, mas não foi localizada até o fechamento para comentar sobre o assunto.

Assinaram a Moção de Repúdio as instituições ACEI – Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, AEAI – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela, AMAB Sul – Associação dos Moradores dos Bairros do Sul de Ilhabela, AMAVI – Associação dos Moradores e Amigos da Vila, APAIlha – Associação de Proteção de Animais de Ilhabela, ASM (Área de Soltura e Monitoramento) Cambaquara, Associação de Advogados de Ilhabela, Associação Bonete Sempre, AJI – Associação dos Jipeiros de Ilhabela, Central de Ecoturismo de Ilhabela, Convention & Visitor Bureau de Ilhabela, Espaço Cultural Pés no Chão, IBOA – Instituto de Boas Práticas Ambientais, Ilhabela.ORG, Instituto Bonete, Instituto Ilhabela Sustentável, Membros da Sociedade Civil do Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Socioambiental, Membros da Sociedade Civil do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Ilhabela e Membros da Sociedade Civil da Câmara Técnica de Ecoturismo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.