Caraguatatuba Cidades

Moradores do Massaguaçu pedem novo local para instalação do Ecoponto

Tamoios News
Fotos: Adriana Coutinho/TN

Secretário de Meio Ambiente se reúne com moradores hoje (19) às 18h no bairro

 


Por Adriana Coutinho

A Prefeitura de Caraguatatuba está construindo desde fevereiro, dois Ecopontos nas regiões do Golfinho (Sul) e Massaguaçu (Norte), porém um grupo de moradores do bairro do Massaguaçu não concorda com o local destinado à implantação do serviço que receberá transbordo e triagem de resíduos volumosos da construção civil, podas e materiais recicláveis.

Segundo o grupo, a área escolhida é residencial e ao invés de Ecoponto, gostariam de ter uma praça no local. Eles sugerem que o projeto seja instalado na Subprefeitura do bairro, que tem uma grande área sem utilização.

Visando sensibilizar os vereadores quanto à troca de local, cerca de 40 moradores e a presidente da AMBMAR (Associação de Moradores Bairros do Massaguaçu e Região), Denny Barbosa, estiveram  na última sessão de Câmara, na terça-feira (13). O vereador Celso Pereira, representante do bairro do Massaguaçu, entrou com o requerimento solicitando informações sobre a construção do Ecoponto na região norte do município.

Após o término da sessão, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti reuniu-se com o grupo, que formalizou o pedido para alteração no local. Segundo os moradores, eles são favoráveis quanto à construção do Ecoponto no bairro, mas em outro lugar.

“O local destinado é próximo às residências, comércios e não seria apropriado. Somos favoráveis ao projeto, porém não ali. Nós sugerimos que seja implantado na Subprefeitura do bairro ou em outra área mais distante das residências, evitando acúmulo de lixo e possivelmente as pragas” – comentou Barbosa.

“A área é nobre, cercada de casas; poderia ser implantado na Subprefeitura, tem cerca de 3 mil m², lá já tem funcionários, está murada e tem mais de 50% de área não utilizada. Nós sugerimos que seja lá, seria uma opção. Ou outro local. Vamos parar a obra e discutir”, comentou Milton Estigone, 67, aposentado.

Também apontaram a não existência de placa da obra pública no local. O secretário fez explanação do projeto e indicou que a área escolhida atenderia melhor a região e que teria todas as licenças ambientais necessárias para implantação.

Segundo os moradores, um abaixo-assinado será protocolado na Prefeitura, solicitando a alteração do local do Ecoponto. Na quinta-feira (15) um grupo esteve no local e paralisou a obra, impedindo os funcionários de trabalhar, visando aguardar a reunião.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura, que se manifestou por meio de sua assessoria de comunicação – “A obra não foi paralisada. Na segunda-feira haverá uma reunião às 18 horas, na rua Antonio de Lucca, 317 (Mercearia Chuva – Dona Marta), Jardim do Sol. Estará presente o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti. (O prefeito ainda não confirmou a presença). O secretário explicará o que são Ecopontos e vai prestar outros esclarecimentos à população local. Serão instalados 2 Ecopontos (Jardim do Sol e Balneário do Golfinhos), ambos no valor total de R$ 146 mil. As áreas escolhidas são públicas e de fácil acesso à população. Já estão sendo confeccionadas as placas das obras e serão instaladas em breve.


Sobre Ecopontos – São áreas públicas licenciadas para transbordo e triagem de pequeno porte, destinadas ao recebimento de pequenas quantidades, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores. As obras já possuem licenças de instalação devidamente aprovadas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Serão cercados por alambrados e cerva viva, além de contar com portão e guarita, garantindo o controle do que será depositado, podendo receber sobras de obras de construção, reforma ou demolição, assim como móveis e equipamentos domésticos, pilhas e baterias; lâmpadas fluorescentes; sobras de podas de jardim até 1m³ por entrega; além de lixo reciclável. Não será aceito lixo orgânico.

Também denominados Rede de Pontos de Apoio, de acordo com a Lei Municipal nº 1.490, de 26 de novembro de 2007, art. 1º, a proposta dos Ecopontos, bem como os locais para implantação, foi apresentada durante a elaboração do Plano de Coleta Seletiva. A partir daí foi realizado um amplo estudo que apontou a melhor localização, visando atender os locais com maior demanda. A intenção da Prefeitura é expandir e criar Ecopontos também em outras regiões.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.