Cidades

Novo Espaço para Idosos e Cadeirantes em Caraguá

Tamoios News
Luís Gava/ PMC

Luís Gava/ PMC

Idosos e pessoas com deficiência (cadeirantes) do Perequê Mirim e região contam agora com dois espaços modernos e bem planejados, com equipamentos diferenciados para prática de atividades físicas.

Um deles é a Academia Adaptada para Pessoas com Deficiência (cadeirantes), resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Nela há dez equipamentos disponíveis, entre eles máquinas de tríceps, de supino vertical e de abdominal, jogo de barras paralelas e bicicleta de mão. O uso desses equipamentos auxilia nas capacidades físicas, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária.

O outro é a Praça de Exercícios para o Idoso, ao lado da academia. Na praça há seis estações: Barras Paralelas, que facilita a marcha e melhora o equilíbrio; Senta-Levanta, que fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento; Rampa-Escada, aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento; Ergometria, melhora e mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas; Reabilitação, composta por Placa Giratória, que melhora e mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço; e Escada para Dedos, que melhora e mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço. A praça é resultado da parceria entre o Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo e o Fundo de Solidariedade de Caraguatatuba.

“Tanto a Academia Adaptada para PcD quanto a Praça de Exercícios do Idoso foram projetadas para atender às necessidades específicas desta população, promovendo o envelhecimento ativo, o desenvolvimento humano e a capacidade funcional do indivíduo. Convidamos a população da região Sul a frequentar esses espaços”, disse Ivy Monteiro Malerba, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

A academia e a praça estão instalados dentro do Centro de Referência para Inclusão Escolar e Social (CRIES), no complexo educacional do CIDE Sul, Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 153, no bairro Perequê Mirim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 17h30.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Caraguá

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.