Cidades Turismo

Praça BIP pode virar Mercado Municipal de Ubatuba

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes

Está em estudo uma Parceria Público-Privada (PPP)

Por Raell Nunes, de Ubatuba

A Praça Benedito Inácio Pereira (BIP) deve se tornar o Mercado Municipal de Ubatuba. Conforme a administração da cidade, a construção do local tem por finalidade fortalecer as comunidades locais.

Em entrevista em seu gabinete ao Tamoios News, o prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato (PSD), afirmou que está verificando judicialmente tudo que é preciso, porque a ideia é fechar e cobrir toda a área, fazendo o “mercadão” funcionar 24h.

O chefe do Executivo disse que até o final de seu mandato tudo estará pronto e que essa e outras obras fazem parte de seu planejamento para os quatro anos à frente da prefeitura. No entanto, ainda não foi divulgado quando efetivamente começam as obras e quanto tudo custará aos cofres públicos ou de terceiros.

“A principio, nós também estamos buscando uma PPP (Parceria Público-Privada) com empresas privadas e públicas para que possamos realizar isso. Até pelos poucos recursos que ainda temos. E, com certeza, vai aparecer alguém ou alguma empresa interessada em fazer investimentos nesta área”, comentou Sato.

Em entrevista coletiva, o secretário de serviços de Infraestrutura Pública (obras) de Ubatuba, Pedro Tuzino, falou que os projetos que ele tem visto são impressionantes. “São de boa qualidade. Quanto às obras, não sou eu que vou tocar. São obras licitadas. Eu tenho a obrigação de fiscalizar, emitir os pagamentos e fazer o acompanhamento”, acrescentou.

Segundo a comunicação da prefeitura, o Mercado Municipal vai atrair e divulgar os quilombolas, caiçaras e indígenas, pequenos agricultores e pescadores. Pretende-se gerar empregos e potencializar o turismo.

Praça BIP – Localizado no Centro da cidade, o lugar é espaçoso e aproveitável, mas está em estado de abandono, pichado, com vidros quebrados e sem cobertura. Aos sábados ainda há a famosa feira, com barracas e venda de frutas e legumes.

Na gestão anterior, a prefeitura tinha interditado a Praça BIP após afirmar que havia erros na estrutura metálica que cobre o local, dizendo que haveria o risco de queda da cobertura. Sendo assim, o Executivo colocou barreiras no lugar para impedir a passagem de pessoas e de veículos.

O Ministério Público do Estado de São Paulo solicitou, em 2012, uma apuração nas condições de segurança da estrutura da cobertura da Praça BIP. A apuração foi feita por um órgão competente da prefeitura. Porém, a Câmara de Ubatuba, por meio de uma comissão especial, disse que não foi consultado nenhum técnico para tal serviço.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.