Cidades Saúde e Bem Estar

Região tem “Mamaço” neste sábado

Tamoios News
Luis Gava/PMC Legenda: Em Caraguá, o Ceami realiza o evento às 14h, na Praça Cândido Mota

Por Leonardo Rodrigues

As cidades de Caraguatatuba e São Sebastião promovem neste sábado (5), a “Hora do Mamaço”, iniciativa que incentiva o aleitamento materno exclusivo até no mínimo seis meses de vida. Com o apoio das Secretarias de Saúde dos dois municípios, os eventos fazem parte da “Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM)”, lançada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA), com o objetivo de dar visibilidade à amamentação.

Em Caraguá, a “Hora do Mamaço” acontece pelo quarto ano seguido e a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), realiza a evento acontece às 14h, na Praça Cândido Mota.

Segundo a coordenadora do Ceami, Ana Cláudia Tripac, a amamentação traz diversos benefícios ao bebê. “O leite materno é o melhor alimento para a criança, é completo, reduz o risco de doenças respiratórias, gastrointestinais e alergias e ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança”, afirmou.

Além disso, Ana Claudia declarou que não são apenas os bebês que são beneficiados com a amamentação. “Isso também promove a saúde da mulher. Quem amamenta tem menos risco de desenvolver câncer de mama, ovário e ter depressão pós-parto. Além de promover uma interação profunda entre mãe e filho, o que é importantíssimo”, disse.

Segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, a porcentagem de crianças até seis meses que receberam o aleitamento exclusivo no Brasil aumentou 16% nos últimos 10 anos, atingindo a marca de 91%.

A “Hora do Mamaço” acontece na cidade desde 2014 e neste ano haverá ainda uma homenagem às mães, realizada pelo Coral da Secretaria de Educação. Serão sorteados ao público camisetas da campanha e carregadores de bebê, conhecidos como baby sling. A previsão é que 150 pessoas compareçam ao evento.

Em São Sebastião, o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove a “Hora do Mamaço”, também neste sábado (05), às 14h, na Praça da Bíblia, no bairro Topolândia, região Central.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é celebrado em 150 países, desde 1992, entre os dias 1 e 7 de agosto, que foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema deste ano é “Apoiando a Amamentação – Todos Juntos!”, que remete à importância da colaboração multissetorial para o apoio e sucesso da amamentação. Um dos objetivos da SMAM é incentivar todos os grupos do mundo a trabalharem o tema na prática, e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.