Cidades

São Sebastião começa o cadastramento biométrico para os eleitores

Tamoios News
Paulo Marques/Acessa SP

Paulo Marques/Acessa SP

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou em 1996 a implantação do voto eletrônico utilizando a urna eletrônica brasileira, integrada a um sistema informatizado. Em 2012 implantou a urna eletrônica com reconhecimento biométrico das digitais do eleitor. Para adaptar-se à nova realidade, São Sebastião inicia o cadastramento biométrico no município e espera que, para as eleições de 2020 todos os eleitores da cidade estejam cadastrados.

Cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor via impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.

A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

O município que tiver todo o seu eleitorado cadastrado biometricamente estará apto a utilizar urna equipada com identificação biométrica. A liberação é feita na mesa receptora de votos através de equipamento próprio (microterminal) antes de o eleitor entrar na cabine de votação.

O cadastramento biométrico pode ser feito em todo o Estado de São Paulo, porém sem obrigatoriedade.

São Sebastião conta com dois postos do Acessa São Paulo para agendamento. Um dos postos é o Acessa São Paulo dentro da estrutura do Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), que opera a travessia de Balsas São Sebastião/ Ilhabela, e o outro fica no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião. O cadastramento será realizado na sede do Cartório Eleitoral (TRE), localizado no Fórum Civil do município.

Acessa São Paulo

Implantado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, no dia 4 de outubro de 2013, o sistema Acessa São Paulo promove a Inclusão Digital oferecendo diversos serviços.

Tanto na Dersa quanto no PAT, o usuário tem acesso aos computadores, direito a três impressões gratuitas diárias, redes sociais, pode ainda realizar trabalhos acadêmicos, solicitar atestado de antecedentes criminais, efetuar agendamento para atendimento no Poupatempo de Caraguatatuba e ainda, realizar diversos minicursos como o de segurança pessoal, técnicas de textura em parede, dobraduras em origami, dicas para uma vida sustentável, controle das finanças, e entre outras coisas, até “Ética na Internet”. Além disso, cadastrando-se com apenas o documento de identidade, o usuário terá disponibilizado Wi-Fi gratuitamente para utilizar seu Smartphone, Tablet ou Notebook.

Serviço: O posto Acessa São Paulo do Dersa fica na rua Antônio Januário s/n; o telefone para informações é o (12) 3892-1268 ramal 28. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) fica na rua João Cupertino dos Santos, 245, Centro, ao lado da Prefeitura;e o telefone para informações é o (12) 3892 4605.

Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.