Educação São Sebastião

Atlas Ambiental é lançado na abertura da 2ª edição da Jornada Pedagógica

Tamoios News
Foto: André Santos/PMSS

Por Ivânio de Abreu

A abertura da segunda edição da Jornada Pedagógica serviu na manhã de hoje (26), para o lançamento do Atlas Ambiental da cidade, que foi entregue aos professores da rede municipal de São Sebastião. O livro servirá como instrumento central para aprendizagem dos alunos, e integra o “Programa São Sebastião: Território que Educa”.

Com conteúdo diversificado e informações de meio ambiente, desastres, novas imagens de satélites entre outros assuntos, o atlas será parte do material pedagógico da rede municipal de ensino.

Para o diretor geral Vinicius Saraceni, da Atina Educação – empresa responsável pela produção do Atlas Ambiental, o livro serve como fio condutor do processo de ensino e aprendizagem. “Ele nasceu de um processo colaborativo com a contribuição de vários professores, e de colaboradores locais que puderam de alguma forma trazer a sua visão para o material. O atlas está vindo junto com uma proposta pedagógica ampla, dentro de um programa estruturante, para a educação de São Sebastião”.

Saraceni ressalta ainda que o atlas tem uma  forma de trazer o contexto de vida do estudante para a sala de aula. “Todo o processo foi trabalhado junto com uma proposta de formação dos professores, dentro de um programa para abraçar o professorado, e para atrair o aluno ao processo de aprendizagem”.

Atlas Ambiental será distribuido a todos os alunos do Ensino Fundamental

Para a secretária municipal da Educação, Vivian Monteiro, a semana é de planejamento e capacitação. “Os professores ficarão três dias na jornada pedagógica. Hoje estão todos aqui para atividades incomuns. A partir de amanhã serão estruturas voltadas as diferentes áreas de ensino”.

O prefeito Felipe Augusto (PSDB) avalia que a programação da 2° jornada pedagógica na cidade agrega aos educadores e também alunos. “Ela é extremamente importante para capacitação dos professores, e atualização dos conhecimentos. Nós investimos quase 200 milhões em educação em 2017 e este ano estamos investindo em capacitação, para que nossa educação melhore cada vez mais”, ressalta.

Foto: André Santos/PMSS

Uma das educadoras presentes no evento foi a professora Marília Romeiro Ramos Mello, que com mais de 40 anos na área de Ensino, considera que eventos assim, ajudam na profissão. “Nós precisamos estar sempre atualizados, porque o principal objetivo é levar o melhor aos alunos. A educação está caminhando e precisamos estar dispostos a compreender, acompanhar e inovar”.

Ao todo 60 professores participaram da elaboração do Atlas Ambiental: São Sebastião, SP, Brasil, sendo eles:

Alexandre S Mattos; Alicia Edith Sarachu Manitto; Ana Kátia Gomes de Sousa; Ana Paula da Silva Santos; Cacilda Almeida Rodrigues da Silva; Cleoni Penha da Silva Andrade; Diogo Faria Vilhena; Edijane Alves Rodrigues; Elisete Biotto Monteiro; Érika Palumbo; Érika Souza; Fábia Regina Torres Mandu; Fabíola Fabiana Marostica dos Santos; Felipe Ramos; Fernanda Souza da Silva; Gabriela Collares da Motta Silva; Gabriela de Siqueira Pasin; Georgia Marinho Ventura; Gilvani Leite Pinna; Gislene de Ângelo; Gizete Simone da Silva Santos; Ivani Aparecida Leite Gil; Janaína Pereira dos Santos; Janice Morais de Paula Assis; Jozilene Matos da Silva; Júlio Mariucci Filho; Kátia Bastos dos Santos; Kátia Malhão; Kétria Cristina Martins Giraud; Larissa Maria Reis Barbosa; Lícia Bonsi Negri; Lúcia de Brito Altenfelder Silva; Lucinea Fernandes dos Anjos; Marcelo Rodrigues da Silva; Márcia Estrela; Mayara Cravo Risther; Mirella Ramos de Jesus; Mônica Maria Rodrigues; Nivaldo Guti; Patrícia de Souza Gregório; Patrícia Pereira Diegues; Patrícia Pinto Monteiro de Moura; Polliana Aparecida Leandro; Raiza Tonon; Ricardo Fabiano de Castro; Rosana Salvini Conrado; Rosiane Andrade dos Anjos; Sâmela Gomes Souza; Sandra Elizabete de Paulo; Sayonara Pereira Martins; Silvana Sypriano dos Santos; Simone Teixeira Vianna; Sueli Loto Franco; Tatiana Floriano Michelotti Rodrigues; Thiago de Melo Curci; Vilma Aparecida do Nascimento; Waldinéia Luciana Trindade e Zenira Salim da Silva.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.