São Sebastião

Comerciantes de Juquehy questionam início da pavimentação na avenida principal no período de férias

Tamoios News
Divulgação

Divulgação

Avenida Mãe Bernarda concentra hotéis, restaurantes e demais comércios que recebem número maior de frequentadores em período de férias, como o mês de julho

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

 

O início dos trabalhos de pavimentação na Avenida Mãe Bernarda no período de férias escolares não agradou comerciantes e empresários do bairro Juquhey, Costa Sul de São Sebastião. 

Eles foram surpreendidos recentemente com a interdição total da via para retirada dos blocos do pavimento antigo para, em seguida, a Prefeitura de São Sebastião iniciar a pavimentação da avenida, orçada em R$ 5,3 milhões.

A principal via do bairro, com aproximadamente 3 km de extensão, possui rede hoteleira, restaurantes e comércio bem desenvolvido que recebem turistas, principalmente na alta temporada de verão e no mês de julho. Pela Avenida Mãe Bernarda também é possível acessar o bairro Barra do Una, evitando a SP-55 (Rio-Santos).

Os comerciantes que entraram em contato com o Tamoios News afirmaram que não são contra as melhorias, mas faltou diálogo da prefeitura com a comunidade. “A avenida foi interditada em um dia de sol, com turistas e veranistas no bairro, e sem o conhecimento dos comerciantes e moradores”, apontou Nídia Eli Pesce, proprietária de uma pizzaria. 

Estes transtornos e a falta de informação levaram a Samju (Associação Comunitária Amigos de Juquehy) a protocolar um ofício na prefeitura solicitando a presença de um representante da Secretaria de Obras para dar mais explicações à comunidade sobre o cronograma dos trabalhos.

De acordo com o presidente da Samju, Bruno Zilberstein, a data solicitada pela associação para que a Secretaria de Obras da prefeitura faça a explicação do assunto é no próximo dia 24 (domingo), na assembleia marcada para às 11h no bairro. 

“A intenção de reformar a avenida é boa, mas precisamos esclarecer dúvidas como, por exemplo, sobre as empresas contratadas para retirar o pavimento antigo, colocar o novo, a drenagem e a manutenção de bocas de lobo”, apontou o presidente.

 

Outro Lado

Em nota, a Prefeitura de São Sebastião informou que entende a preocupação dos moradores e lamenta o transtorno durante as férias escolares, mas, esclarece que esta é uma obra fundamental para a comunidade de Juquehy e uma reivindicação antiga da comunidade. 

Segundo informou, ela precisou começar imediatamente em razão das limitações contidas no período eleitoral. Nesse caso, o Governo do Estado ficaria impedido de efetuar repasses se a prefeitura não fizesse a primeira medição da obra antes da data limite estipulada pela Justiça Eleitoral.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o pavimento antigo precisou ser retirado devido ao desgaste natural do tempo e a necessidade de novo nivelamento da rua tendo em vista que, em alguns trechos, o solo encontrava-se com depressões de cerca de 60 centímetros. 

Ainda de acordo com a prefeitura, os munícipes podem contar com um canal direto de comunicação para ter acesso ao Poder Público Municipal, que é a Ouvidoria. O telefone de contato é (12) 3891-2020 de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.