São Sebastião

Comunidade do Sertão de Cambury constrói parque para as crianças do bairro

Tamoios News
Rafael César

Rafael César

Moradores afirmam que existem poucas áreas de lazer para a população que reside na Costa Sul de São Sebastião

Por Rafael César, de São Sebastião

 

Os moradores do bairro do Sertão de Cambury, Costa Sul de São Sebastião, resolveram se unir para trabalhar na construção do primeiro parque público em prol do lazer das crianças que moram na comunidade. São dois balanços, duas gangorras e um escorregador instalados na Praça do Village.

Além dos brinquedos que contaram com a colaboração da população e as doações de comerciantes, houve a revitalização dos jardins e do Ponto da Leitura (ponto de ônibus que possui uma espécie de prateleira, com livros para todo o público).

A iniciativa partiu da própria população em conjunto com a Associação Viva Camburi. A ampliação do projeto ocorrerá em breve, pois os organizadores pretendem construir mais cinco parquinhos parecidos com o primeiro e instalar mais pontos da leitura.

“Faz apenas três semanas que o parque está pronto e já está sendo muito frenquentado. Nós juntamos forças durante os dias de produção dos brinquedos e a ajuda de cada morador foi muito importante. Agora que estamos vendo todas essas famílias aqui, eu sinto um sentimento muito gratificante”, comentou a diretora da Associação de Moradores e Amigos do Bairro, Ingrid Reis.

Para o jardineiro Helio Vieira Alves, 59, a necessidade de um lugar para passar o tempo se divertindo próximo dos netos e dos filhos dele era antiga. “Antes tínhamos que ir para Boiçucanga só desta forma conseguíamos algum tipo de lazer. Agora, nós podemos nos divertir aqui no Sertão de Cambury. Por isso, resolvi passar aqui o dia dos pais com meus dois filhos e seis netos”, disse o jardineiro sorrindo.

A dona de casa, Marcileia Marinho, 31, afirmou que não acredita mais em promessas da administração. “A ponte do 2800 nunca terminou e a  cobertura da quadra também. Hoje, se existe esse local foi por conta da força do povo. Tenho duas filhas. Elas amaram o parque e me pedem para trazê-las constantemente”, acrescentou.

A Associação Viva Camburi está procurando novas parcerias e apoios de associações, pessoas físicas e comerciantes para continuar incentivando a criação de parques em locais públicos tanto no Sertão de Cambury quanto em outros bairros. Segundo o membro da associação e ativista social, José Carlos de Brito, quanto maior o alcance da causa haverá mais beneficiados.

“Temos que ocupar o tempo dessa criançada, eles não podem ficar de cabeça vazia nas horas vagas. O parque e o Ponto da Leitura trarão novos ensinamentos e uma interação social entre esses pequenos jovens, de alguma forma isso ajudará a torná-los bons adultos. Tentamos buscar apoio da administração em muitas outras causas, mas nunca tivemos um retorno. Queremos que a sociedade civil participe com a gente”, relatou o ativista.

A pequena Gisele Viana que está com quatro anos, mas já tem opinião faz avó Eronise Gonçalves da Silva levá-la todos os dias no parquinho. “Eu amo brincar no balanço. Quero que a vovó me leve todos os dias no parque”, falou para a avó dela. A pensionista garantiu que cumprirá o combinado com a neta.

As pessoas interessadas em colaborar com a iniciativa deverão entrar em contato com a Associação Viva Camburi, por meio da página da associação no Facebook. Os membros contaram que qualquer tipo de ajuda será bem-vinda como materiais de construção, ajudas financeiras e na mão-de-obra.  

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.