Cidades São Sebastião

Curso de Combate a Incêndio em embarcações é oferecido em Marina pelo GBMar

Tamoios News
Fotos: Divulgação

Por Leonardo Rodrigues
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, ofereceu Curso de Noções Básicas em Pronto Socorrismo e Combate a Incêndio em Embarcações, em parceria com a Marina Igararecê, na Praia da Olaria – região central de São Sebastião. O curso, ministrado nessa semana, contou ainda com material desenvolvido pelo comandante de Subgrupamentos de Bombeiros Marítimos, o capitão João Batista de Castro Rapaci.

O curso teve como objetivo instruir os participantes a atuarem nos primeiros atendimentos, até a chegada do socorro apropriado, em situações que haja vítima. Além de orientar para reconhecer a gravidade das lesões provocadas por acidente e adotar as manobras de suporte básico da vida, mantendo, se necessário, os sinais vitais da vítima. Além de capacitar nas tarefas de prevenção e combate básico de incêndio a bordo de embarcações.

Mara Machetti, assistente da diretoria da Marina Igararecê, explica que a iniciativa do curso e a procura pelo capitão Rapaci se deu em razão do número de incidentes em embarcações, com incêndios. “O curso contou com material exclusivo e teve bastante procura. Tivemos que dividir os participantes em duas turmas”, comenta Mara ao se referir na adesão de aproximadamente 40 pessoas.

Segundo a assistente da diretoria da Marina, a intenção é de realizar mais cursos. “Ainda não temos datas, mas queremos sim, realizar de novo, e quem sabe em até outras localidades, ou mesmo cidades”, adianta. De acordo com Mara, a Marina está de portas abertas à realização de mais cursos, em vista da responsabilidade de ser a única empresa privada no país a participar de um plano de área de um Porto Organizado.

Parte da renda foi revertida ao Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.