São Sebastião

Depois de paralisação de funcionários e problemas na coleta do lixo, prefeitura faz novo repasse para Ecopav

Tamoios News
Foto: Marco Bonello

Em reunião com funcionários, representantes da prefeitura e empresa, Felipe Augusto decidiu fazer novo repasse a empresa para tentar resolver problemas na coleta registrados na cidade

Por Ricardo Hiar, de São Sebastião

O prefeito Felipe Augusto (PSDB), resolveu fazer mais um repasse de dinheiro à empresa Ecopav, responsável pela coleta dos resíduos sólidos em São Sebastião, na manhã desta segunda-feira (16). A medida foi tomada de forma emergencial para tentar resolver problemas enfrentados pela falta da coleta de lixo em vários pontos da cidade. Funcionários paralisaram as atividades para pressionar empresa a pagar salários e outros benefícios, como vale alimentação, que estavam atrasados.

Apesar de ter decretado a suspensão no pagamento de contratos da antiga administração para uma auditoria, o prefeito sebastianense já havia feito um repasse de mais de R$ 700 mil na última semana, também com o objetivo de possibilitar o pagamento dos salários. Apesar disso, após o recurso liberado, segundo relato de funcionários, houve uma “triagem” sobre quem receberia. “Coletores e motoristas receberam em dia, para o serviço não parar, mas toda o pessoal do administrativo e demais funcionários ficaram sem pagamento. Eles também não pagaram o vale alimentação de nenhum trabalhador, é um absurdo”, relatou um funcionário que não quis se identificar por medo de represália.

Os impactos da insatisfação dos funcionários, que tiveram problemas similares em outras ocasiões, como no fim de 2016 em que demoraram para receber o décimo terceiro, ficou nítido em vários pontos da cidade. Com mais pessoas no município devido à temporada, a produção de lixo aumenta significativamente. Apesar disso, a coleta deixou de circular normalmente na última quinta-feira (12), o que gerou um acumulo de resíduos em muitos locais.

Elizabeth Silva mora na Topolândia e disse que a situação estava crítica na região do mirante do Itatinga. “O caminhão não passa desde a semana passada, a situação está muito difícil para os moradores que precisam aguentar o mau cheiro, além de animais e urubus que ficam espalhando todo o lixo”, comentou.

Helena Dias, do Pontal da Cruz, também considerou caótica a situação no bairro. “Tem lixo acumulado em várias ruas. Cadê o dinheiro do nosso imposto, que já é tão caro”, completou.

De acordo com a Prefeitura de São Sebastião, a situação deveria estar regular desde a semana passada. Conforme divulgou, o primeiro repasse era equivalente ao pagamento total da folha e benefícios, mas a empresa acabou não fazendo esse uso do dinheiro. Nesse caso, a administração pública teria dificuldades para interferir em ações administrativas da empresa.

Segundo nota da prefeitura, a informação repassada por funcionários do administrativo, parte dos valores encaminhados na semana passada foram destinados a cobrir gastos da Ecopav em Cuiabá, no Mato Grosso.

Outra medida adotada após a reunião com os funcionários na manhã desta segunda, foi o cadastramento imediato de funcionários com situação considerada delicada, para o recebimento emergencial de cestas básicas. A Vigilância Sanitária foi solicitada pelo prefeito para fazer uma vistoria nas condições de trabalho da categoria, já que há suspeitas de inadequações.

Uma reunião convocada com a diretoria da empresa foi agendada para a terça-feira (17). Na ocasião, será comunicada a prorrogação do contrato com a Ecopav, assim como a abertura de uma nova licitação para a coleta e destinação dos resíduos sólidos em São Sebastião. O prefeito pediu ainda uma listagem com nome e número de documento de todos os funcionários da atual empresa, para que tenham condições de serem recontratados, no caso de não ser a Ecopav a vencedora da licitação.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.