Cultura São Sebastião

Encontro de artesãos Souk4 acontece na Rua da Praia

Tamoios News
Foto: Divulgação. Encontro de artesãos acontece na Rua da Praia

Por Ivânio de Abreu

Acontece na Rua da Praia, no Centro de São Sebastião nesta sexta-feira (15) e sábado (16), o encontro de artesãos Souk 4, em cima do estabelecimento Pé de Café, das 15h até às 22h. A entrada é gratuita, e os organizadores prometem produtos com preços para todos os bolsos. O local conta com uma praça de alimentação, com chope artesanal, drinks e comidas. O evento que está na sua quarta edição é realizado desde 2015.

Nesta edição serão cerca de 30 expositores com produtos para casa, uso pessoal, comidas e bebidas. Segundo a realizadora do Souk 4 Lenise Raplavschi, 43 anos, “é um evento para ir com tempo e com a família, porque todo mundo gosta”.

De acordo com Lenise o encontro de artesãos teve início quando ela e mais três amigas decidiram fazer um bazar, mas queriam algo diferente. Naquela época, neste mesmo local que ocorrerá o Souk 4, estava funcionando o Tempo, um espaço de Co-working.

Trabalhos expostos no último Souk realizado por artistas locais

“E aquele lugar era realmente onde a gente pensava e gostaria que acontecesse. Como o Tempo fechou, ficamos sem opção para o encontro de artesãos em junho de 2017. Mas em setembro deste ano fizemos uma parceria com o Instituto Mpumalunga que alugou o espaço e decidimos fazer o Souk 4”, diz a organizadora.

O primeiro Souk foi considerado um sucesso e logo as pessoas pediram sua continuação. A ideia inicial foi convidar artesãos diferenciados, muitos deles que não possuíssem um espaço físico para venda e que tivessem produtos criativos e especiais.

Segundo uma das expositoras deste ano Agis Variani, 49 anos, é bom estar participando pela primeira vez do Souk. “Já participo de outras feiras em São José dos Campos, Vale do Paraíba e São Paulo, mas é a primeira vez aqui, e para mim é importante ter a oportunidade de mostrar meu trabalho na cidade onde eu moro”.

De acordo com Agis, o Souk é importante para que os artistas e artesãos locais possam mostrar seu trabalho. “São Sebastião é carente de um espaço de exposição destes trabalhos super interessantes e lindíssimos”, diz a expositora.

A palavra Souk quer dizer O MERCADO em árabe, e relembra aqueles lugares no Oriente, onde se vendem produtos artesanais, com cores e sabores, além de serem lugares para o comércio, são também espaços de encontro.

Um dos trabalhos de Agis Variani

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.