Cultura São Sebastião

Escola municipal inova e cria galeria para exposição de obras de artes

Tamoios News

Os estudantes da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, localizada da Enseada, Costa Norte de São Sebastião, criaram uma galeria de arte, direcionados pelo professor Emanuel Araújo. O objetivo é aproximar as crianças da realidade artística, devido à falta de oportunidades de estar em contato com obras de arte e visitar exposições.

O professor conta que se reuniu com alguns artista da cidade para promover o projeto, e teve apoio total. A receptividade também foi grande por parte dos alunos. Eles ajudaram na construção da galeria fazendo uma iluminação especial na sala e trazendo objetos de decoração.

Em uma votação os estudantes escolheram nomeá-la de Galeria Cândido Portinari, devido a uma experiência anteriormente vivida, na qual realizaram um projeto sobre o autor e suas obras e se apaixonaram.

Segundo o professor, o intuito é transformar a escola em um espaço vivo. “A gente pode encantar também. A escola não é só aquele espaço de giz e lousa, e a reação deles tem sido para nós uma surpresa. Às vezes uma vinda aqui equivale a dez aulas em sala de aula”, ressaltou Araújo.

Ele conta também de como é trabalhada a aula, e a relação com o conteúdo da apostila. “Aqui eles têm contato direto, veem como que é, como é o suporte, o material, o tipo de pincelada, cores quentes, cores frias, e coisas que só veem na teoria, e as obras pequenininhas lá na apostila, e aqui eles veem de verdade, então é muito interessante”, completou ele.

A atual coleção exposta é “Ser Inacabado”, de Bernadete L. Silva, moradora da cidade há 20 anos. A artista começou com a cerâmica, depois foi para a pintura, o desenho e produz obras há mais de 18 anos. Além de disponibilizar seus quadros, ela participou de um HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) com os professores e encontrou com algumas salas da escola.

Para a próxima exposição está programa as cerâmicas de Juci Guedes, que é moradora do bairro Barequeçaba e muito experiente na área. Os alunos poderão prestigiar suas obras no período da segunda quinzena de setembro até a segunda quinzena de outubro. Em seguida será Isabel Galvanese, pintora e ceramista também, e trará em sua exposição as ilustrações e todo o processo realizado para o livro “Segredo de Druzilla, A Encantadora de Siris”.

De acordo com as alunas Marrathe Costa Silva, 14, e Samira de Lima Silva, 14, o projeto é muito legal. “É interessante para gente conhecer mais um pouco sobre as artes”, contou Samira. “A gente não tem muita oportunidade de convivência, é interessante mesmo”, concluiu Marrathe.

Serviço: A exposição é gratuita e aberta ao público, que poderá visitar mediante agendamento prévio. Mais informações pelo telefone (12) 3861-1253.

1 Comentário

  • A Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano convida a todos para a cerimonia de abertura da exposição de cerâmica : Desafios de Juci Guedes em 04.10.2017 as 18h00 na galeria Cândido Portinari .
    Maiores informações pelo telefone: 12 3861-1253
    Escola Municipal Cynthia Clique Luciano
    Av. Castro Alves n. 100 – Enseada -São Sebastião

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.